Ibram promove negócios e congresso de mineração em Belém

Evento contará com a presença de celebridades internacionais
Exposibram 2022 realizada em Belo Horizonte (MG)

Continua depois da publicidade

Belém sediará, de 29 a 31 de agosto, a Exposibram 2023, evento que mistura exposição de negócios e congresso para debater a caminhos para uma mineração sustentável e ambientalmente correta. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a organização levará celebridades internacionais para o evento, entre elas o ex-secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e o ex-presidente colombiano Iván Duque.

Estão confirmados os deputados Keniston Braga (MDB-PA), senador Zequinha Marinho (Podemos -PA) e o deputado estadual Ronie Silva (MDB-PA) dentre outros parlamentares para participarem como debatedores de um dos painéis técnicos do congresso, que vai abordar o garimpo manual.

O Ibram, instituto que prega a “mineração sustentável” e rechaça o garimpo ilegal, o congresso terá como pano de fundo o futuro da Amazônia. O evento acontece no final do mês cuja semana será aberta com a Cúpula da Amazônia, também em Belém, de 7 a 8 de agosto.

O deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG), que preside a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável, defende a revisão de leis relativas ao garimpo e a legalização de garimpeiros clandestinos.

Zequinha Marinho também é favorável à liberação dos garimpos em terras indígenas e apresenta-se como um crítico da prerrogativa que o Ibama detém para destruir equipamentos de desmatadores.

Ronie Silva preside a Comissão de Mineração, Energia, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Legislativa do Pará e mantém as portas de seu gabinete abertas aos garimpeiros. Ele disse, durante audiência pública em abril, que é preciso ouvir as demandas de garimpeiros e encaminhá-las para análise dos governos estadual e federal. O deputado estadual costuma afirmar que é preciso conciliar interesses do setor produtivo com a causa ambiental.

O debate com os quatro políticos contará com a participação do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), e será moderado por Mônica Sodré, CEO da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps).

Presidido pelo ex-ministro Raul Jungmann, o Ibram encampou a pauta da mineração sustentável e tem defendido o reconhecimento de boas práticas ambientais entre as mineradoras brasileiras. O instituto representa 85% das empresas do segmento no país, entre elas a Vale, a Hydro e a Lithium.

Programação

O evento será realizado de 28 a 31 de agosto de 2023, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia – Belém (PA), sendo dia 28 de agosto a solenidade de abertura com abertura da Expo das 19h às 21h e os demais dias conforme cronograma a seguir:

Exposição

29 a 31 de agosto das 14h às 21h.

Congresso

29 de agosto das 9h às 18h.
30 de agosto das 9h às 13h.

Considerado um dos mais relevantes eventos de mineração da América Latina, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2023) é realizada anualmente pelo Ibram, com participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral. A feira internacional é a maior vitrine para geração de negócios. Já o congresso, debate cenários e revela as tendências do segmento.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.