I Seminário HIV/AIDS nos locais de trabalho

Continua depois da publicidade

abertura do seminrioHIV Com objetivo de capacitar e certificar empresas a respeito da criação de um ambiente oportuno de diálogo saudável aos empregados com AIDS e HIV, em 20 e 21 de junho no Atrium Hotel, o Grupo de Apoio às Pessoas Vhivendo Com HIV/AIDS e à Prevenção (GAPP+) realizou, com apoio da Vale e Prefeitura de Parauapebas, o 1º Seminário HIV/AIDS nos locais de trabalho. O tema “trabalhando o conhecimento e combatendo o preconceito” foi abordado em palestras e debates proferidos por representantes de instituições como: DST-AIDS e Hepatites Virais, Ministério da Saúde, Organização Internacional do Trabalho, Organização das Nações Unidas e SESI Serviço Social da Industria do Pará.

Cerca de 60 representantes de empresas que atuam no complexo de Carajás na área de mineração estiveram presentes, como: Vale, Colossos, MCE, Sotreq, Integral, Proativa, Pró saúde, Prossoma, Bioqualyt, Séculos, Geosol, Multiservice, os sindicatos Metabase, Simetal e Governo Municipal através da secretaria de saúde.

“O formato desse seminário é o primeiro na região norte, pois contou com a participação direta de pessoas vivendo com HIV e AIDS como Gilvan Silva presidente do GAPP+ que vive com HIV a 16 anos. Criar um ambiente saudável dentro do local de trabalho foi o nosso ponto focal. A empresa deve ser uma segunda família para que o empregado possa sair feliz de casa sabendo que pode encontrar em seu trabalho um espaço onde se sinta à vontade e acolhido.”, afirma o coordenador geral do GAPP+ Joddal Simon.

A possibilidade de sobrevoar as minas e os garimpos, campo econômico de atuação da Vale S.A. na região deu a dimensão do trabalho que pode ser feito em relação à prevenção do HIV no local de trabalho e nas comunidades onde as atividades extrativistas ocorrem. Além de outras questões que se associam ao enfrentamento da pedimeia, ressalta-se a importância do combate ao estigma e a discriminação das pessoas que vivem ou convivem com o vírus, afirmam Ana Monteiro coordenadora da OIT-ONU e Eduardo Barbosa diretor adjunto DTS-AIDS ministério da saúde.

Fonte: GAPP+

1 comentário em “I Seminário HIV/AIDS nos locais de trabalho

Deixe seu comentário

Posts relacionados