I Missão Internacional Integrada de Cooperação Solidária Amazônia Paraense & Guiné-Bissau

O objetivo da missão é fomentar a cooperação solidária entre o Brasil e o continente africano em vários aspectos

Continua depois da publicidade

A deputada estadual Lívia Duarte (PSOL), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará, iniciou, no sábado (21), a agenda de compromissos da chamada “Missão África”, Praia, capital de Cabo Verde. O objetivo da missão é fomentar a cooperação solidária entre o Brasil e o continente africano em vários aspectos. A deputada psolista vai se encontrar nesta segunda-feira, 23, em Portugal, com os demais integrantes da I Missão Internacional Integrada de Cooperação Solidária Amazônia Paraense & Guiné-Bissau, que seguirá para Bissau.

Lívia Duarte reuniu na Assembleia Nacional daquele país com as deputadas Carla Carvalho, Paula Curado e Eveline Ramos, e, em seguida, com a presidenta da Associação Caboverdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Gênero, Vicenta Fernandes. Nos dois encontros, foi tratado do intercâmbio nas áreas social e cultural, inclusive, pelo fato de Lìvia ser presidente da Comissão de Cultura da Alepa, além da cooperação a nível de proposições legislativas. Em seguida, Lívia participou do encontro de formação de mulheres líderes comunitárias de Praia, organizado pela associação.

“Estou sendo recebida, e em meu nome o Estado brasileiro, com todo carinho e deferências na Assembleia Nacional cabo-verdiana. Muitos projetos e conquistas virão para as mulheres negras do Brasil e de Cabo Verde”, detalha a deputada paraense.

Ainda no sábado, Lívia Duarte teve encontro com o notório cantor, compositor e instrumentista caboverdiano Manuel di Candinho, ex-vereador da Vila de São Domingos de Cabo Verde, e com agentes culturais daquele país para tratar de cooperação cultural com a Amazônia.

Comitiva

Os compromissos de Lívia Duarte continuam nesta segunda, em Lisboa, Portugal, onde ela se encontra com os demais integrantes da comitiva da I Missão Internacional Integrada de Cooperação Solidária Amazônia Paraense & Guiné-Bissau, integrada também pelo deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa; o secretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH), Jarbas Vasconcelos do Carmo, do governo do estado do Pará.

Fazem parte ainda da comitiva a promotora de Justiça Lilian Braga, do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NIERAC), do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA); a professora Jacqueline Freire, do projeto Djumbai, da Universidade Federal do Pará (UFPA); e a advogada Meire Costa Vasconcelos. A programação da comitiva brasileira continuará em Guiné Bissau, a partir da terça-feira, 23, até o sábado, 28.

A comitiva da Missão África irá visitar monumentos históricos na capital do país, reunir com ministros, embaixadores e representantes de instituições de ensino universitário. O objetivo é ampliar articulações de cooperação internacional e solidária nas áreas da Memória, Verdade e Liberdade; Direitos Humanos, Igualdade Racial; Educação Popular; Juventudes, Agroecologia, parcerias acadêmicas em nível de ensino de graduação e pós-graduação, extensão universitária, pesquisa, gestão e publicações; aliada ao diálogo sobre memória(s) e ativismo social.

Programação

Na segunda-feira, 23, a comitiva tem reuniões na capital lusitana com o secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o angolês Zacarias da Costa; com o reitor da Universidade de Lisboa, Luís Manuel Ferreira; e com a direção do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), onde os membros da Missão África também participarão de um seminário.

Na terça-feira, 24, em Guiné-Bissau, a comitiva se reunirá com os parceiros coordenadores da Missão – Universidade Colinas de Boé (UCB), Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (CESAC) e a ONG Tininguena, que atua nas áreas de conservação ambiental, cultural e da cidadania – na sede da UCB. Em seguida, haverá reuniões com a Embaixada do Brasil na Guiné-Bissau; e com Jorge Camilo Handem, da ONG Ação para o Desenvolvimento (AD), que coordena o Memorial em Cacheu.

Na quarta-feira, 25, a comitiva da Missão África visitará o Porto de Bissau e monumentos históricos do país para, em seguida, terá audiência com o ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, Mestre Braima Sanhá.

Na quinta, 26, a comitiva terá audiência com a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, N’dira Cabral Embalo; e participará de um colóquio com instituições de ensino superior e de pesquisa junto com a sociedade civil.

Na sexta-feira, 27, a comitiva visitará o Memorial de Cacheu, o Museu da Escravatura e o Porto de Cacheu com a presença do embaixador de Cabo Verde em Guiné-Bissau. E no sábado, 28, a comitiva encerra a agenda em Guiné-Bissau com uma reunião de balanço da missão.

(Texto: Enize Vidigal)

Deixe seu comentário

Posts relacionados