Hospitais públicos homenageiam usuárias com serviços de educação em saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Grupos de Trabalho de Humanização (GTH), do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves; Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr Vitor Moutinho (Unacon), Tucuruí; o Hospital Geral de Tailândia (HGT) e Hospital Jean Bitar, em Belém, às colaboradoras, usuárias e acompanhantes, durante todo o dia de ontem (8).

Unacon– Na unidade, as comemorações ficaram por conta da abertura oficial da Campanha Março Lilás, para conscientizar as mulheres quanto a importância da prevenção para o diagnóstico precoce do câncer do cólo uterino, um dos tipos da doença que mais atingem as mulheres da região.

Segundo o diretor executivo da unidade, Thiarle Dassi, quando se consegue realizar a prevenção, a saúde ganha uma vantagem muito grande no tratamento contra o câncer. “Tratando com antecedência, a gente consegue que a doença não evolua e com isso é possível evitar muitas mortes”, pontuou.

A usuária Neuza Alves de Oliveira, participou da programação alusiva ao Março Lilás. Ela tem câncer de mama e faz tratamento na unidade. Ela reconhece a importância do acompanhamento regular ao médico para evitar qualquer doença, mas principalmente o câncer. ” Eu mesma estou com meus exames aqui na bolsa, só pra mostrar para o médico, a gente não pode descuidar, porque se a gente consegue tratar a tempo, a cura é mais fácil. Eu estou muito feliz com o tratamento que estou recebendo aqui na Unacon, a gente é muito bem tratada e os resultados têm sido ótimos. Graças a Deus e a toda a equipe da Unacon eu estou melhor, meus cabelos já estão crescendo e hoje eu me sinto bem melhor”, disse a usuária.

HRPM– A homenagem às mulheres no HRPM foi aberta oficialmente pelo diretor executivo, Joaquim Fonseca que parabenizou a todas. Entre as animações, o grupo de mulheres do regional de Breves, tiveram a oportunidade de aprender a produzir suco detox com frutas regionais . Elas também tiveram aulas de exercício faciais e dinâmica de grupo para maior integração entre os técnicos do hospital e usuários dos serviços e, assim, aumentar a auto-estima , através de práticas sociais e preservação da saúde com práticas de higiene, hábitos mais saudáveis, cuidados com o corpo e também, o diálogo, o auto-conhecimento, amizade e saúde, ampliando o desenvolvimento humano e a valorização da vida das mulheres.

Hospital Jean Bitar – O GTH do HJB também desenvolveu programação especial para homenagear as mulheres. Pela parte da manhã as colaboradoras da unidade, tiverem um momento de descontração com a oferta de serviços de beleza. À tarde, nas recepções do ambulatório e central, todos os usuários participaram de palestra sobre prevenção e direitos da mulher, com a assistente social, Marta Pamplona.

Nereide Nunes, 62, dona de casa, elogiou bastante a palestra e deixou uma mensagem para as mulheres “Desejo que não só hoje, mas em todos os dias, todas as mulheres tenham acesso aos serviços de saúde. Porque se estivermos com saúde, podemos correr atrás de tudo que queremos.” finalizou. Durante todo o dia, as colaboradoras também receberam um cartão e um bombom, simbolizando a data.

HGT– O Grupo de Trabalho de Humanização (HGT) do Hospital Geral de Tailândia (HGT) promoveu comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher para colaboradoras, usuárias e acompanhantes com umprogramação de educação em saúde, serviços de beleza e lazer nas áreas de atendimentos e no auditório da instituição, evidenciando a importância das políticas públicas de apoio e promoção à mulher. A ação, em parceria com o Boticário, contou com a participação de quase 70 mulheres.