Grito Rock Parauapebas

Continua depois da publicidade

Produtores de 200 cidades e 15 países se inscreveram para o Grito Rock 2012

image O maior Festival Integrado das Américas chega a décima edição, alcança a Europa e propõe alternativas colaborativas e sustentáveis de produção e circulação de artistas, agentes e tecnologias

Idealizado em 2002, em Cuiabá (MT), pelo Espaço Cubo – um dos coletivos que deu origem ao Fora do Eixo, o Festival Grito Rock é uma alternativa ao Carnaval e uma plataforma independente de circulação. Este ano, o projeto ocorre de 17 de fevereiro a 17 de março e reúne produtores de 200 cidades e 15 países, o que representa um aumento de 55% em relação a 2011, quando 130 cidades e 10 países sediaram o festival.

As edições de cada cidade são produzidas de forma interdependente, e tudo, principalmente a logística entre elas, é construído colaborativamente, com o propósito de tornar sustentável a circulação de artistas, agentes, produtores, produtos e tecnologias.

Em 2011, pela primeira vez, o Grito Rock foi executado nos 26 estados brasileiros e em outros 8 países (com cidades da América do Sul e Central). Para 2012 já são 15 países, incluindo o continente europeu e o México.

Grito Rock Internacional
Reflexo da conexão com diversos países latinos, este ano o Grito Rock se soma a 15 países e se estabelece em 14 cidades estrangeiras. Vários representantes da América do Sul e Central participam da décima edição: Honduras, Costa Rica, Guatemala, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Honduras e Nicarágua.

O Festival ocorre também na Cidade do México, Los Angeles e em Braga (Portugal), realizado por brasileiros em parceria com agentes locais. “Recebi um convite e achei ótima a ideia de fomentar um evento brasileiro junto com mexicanos que já trabalham com o cenário independente, é uma grande chance de conectar os dois países através da música” – comenta a brasileira Marina Paschoalli, que está na produção do Grito Rock na capital mexicana.

Balanço
Até o momento foram registradas 203 inscrições, sendo que 61 cidades estão realizando o Grito Rock pela primeira vez. Entre os produtores, 38 estão na Região Sul, 36 da Região Nordeste, 81 no Sudeste, 13 no Centro Oeste e 19 na Região Norte. Boa parte desses produtores ainda não desenvolveram relação com o FDE, mostrando que o projeto transcende o Circuito e atrai produtores diversos para a realização do Festival.

Para os produtores, as inscrições aconteceram entre 22 de dezembro de 2011 e 12 de janeiro. Pra quem perdeu o período de inscrição e ainda quer participar, pode acionar os produtores e integrar a equipe de produção de alguma das cidades cadastradas.

A partir de 16 de janeiro, os produtores abrem as vagas para receber atrações nos festivais e os artistas interessados devem se inscrever via Toque no Brasil: são aproximadamente dois mil shows em todo o país e turnês de pequeno, médio e grande portes. A curadoria e o período de inscrição fica a cargo de cada produtor e os convocados serão informados com antecedência mínima de 10 dias da apresentação. As inscrições são todas gratuitas e online.

O Grito Rock América Latina é uma iniciativa apresentada pelo Fora do Eixo Card e produzido com o apoio do Toque no Brasil. É realizado pelo Fora do Eixo e Fora do Eixo América Latina.

Em Parauapebas
O Grito Rock acontecerá no dia 10 de março de 2012 na CDC  – Centro de Desenvolvimento Cultural -, em sua segunda edição, promovido pelo Coletivo Cofofo, trará como atrações as bandas Molho Negro (Belém), Turbo (Belém) Warpath (Belém) Baixo Calão (Belém), CronoX (Tucuruí), Antcorpus(Parauapebas), Algazarra (Parauapebas) e Fragor (Parauapebas) com apoio de órgãos públicos e iniciativa privada. Tendo como propósito principal integrar as bandas e produtores do estado do Pará, no anseio por inovações tecnológicas. e mídias culturais na Amazônia, bem como automaticamente integrar-se a regional norte assim como o Brasil e o mundo.

Este ano o Grito Rock Parauapebas se íntegra a uma rota denominada rota Carajás que abrange as cidades de Marabá e Tucuruí, formando um ciclo de produtores e bandas do sudeste paraense no intuito de fortalecimento ainda mas da rede FDE assim como do Pcult, (Partido da Cultura), Banco FDE (Banco próprio da rede de articulação) Uni FDE (Universidade Fora do Eixo).

Em um processo transformador e único desenvolve-se debates, conhecimentos e provocações de ações de direito cultural do povo brasileiro. Assim como busca constantemente inovações e fortalecimentos de ideais através da internet formando o maior festival integrado do mundo.

Mais informações acesse: www.gritorock.com.br , http://www.facebook.com/#!/events/192892670811744/ e

http://www.facebook.com/#!/djairofdown

43 comentários em “Grito Rock Parauapebas

  1. Jair Milks Responder

    Grito Rock é muito mais do que um evento de entretenimento, é uma forma de expressão!!! da Cultura de nossa cidade!!

    Parabéns pelo evento!!!

  2. Wagner Dias Caldeira Responder

    O grito precisa ser uma forma de dizer. De dizer que existe um mundo que não se resume ao tecno-melody-brega, sertanejo, axé e adjacências. Dizer também que os ritmos podem conviver e que todos têm seu cantinho.

  3. Luzandra Vilhena Responder

    Parabééééééns a Banda Antcorpus que está sempre por dentro de eventos como este…. Com o seu super talento!!!! E vamos todos lá prestigiar, o Grito Rock Parauapebas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. wenderson Responder

    Iniciativas como essas é que estão transformando a cultura de Parauapebas e infectando positivamente os municípios vizinhos… é isso ai… Grito Rock… ou i és.

  5. Petterson Porto Responder

    O rock também e cultura, falta mais apoio a galera de Parauapebas que gosta e também a que cria o movimento então governantes vamos ajudar o rock e a cultura.

  6. Caio Mota Responder

    demais a movimentação em Parauapebas
    só cresce cada vez mais… a cena do Pará certeza que ta muito bem representada com as ações que rolam em Pebas… parabéns galera!

  7. Lenissa Lenza Responder

    Fantástica iniciativa em parauapebas! Em 2012 são 200 gritos abalando o carnaval do Brasil e mostrando o potencial como alternativa para o cenário cultural! A conquista de parauapebas vai ainda mais longe, conseguindo o respeito da secretaria de cultura a ponto de torná-lo parte do calendário da cidade! Excelente! Parabéns! 🙂

  8. Ayslan Carolli Responder

    Esse deve ser mais do que prestigiado, porque além de ser uma movimentação de cultura alternativa, também é o resultado de um grande trabalho, tanto das bandas em geral quanto do pessoal que está produzindo esse evento.
    Não somos munidos de muitos eventos como esse, então devemos tirar o maior proveito do que temos.
    Parabens Djair pelo trabalho.

    Rock n’ Roll a todos! o/

  9. Tânia Responder

    Participei do Grito Rock que foi realizado neste primeiro final de semana de março em São Luis-MA e pude prestigiar e ver a importância desse movimento para divulgação de grandes talentos: compositores, músicos, bandas. Em fim, tenho certeza que o Grito Rock Parauapébas não vai ser diferente, a programação está excelente!! Parabéns e Muuuuiiito sucesso para as Bandas Fragor e Antcorpus e as demais bandas de Belém e Tucurui!

  10. José Junior Responder

    É isso aí galera, trazer cultura metal para o Peba e o incentivo é uma grande foça que para as bandas daqui, divulgarem seu trabalho rock pauleira, parabéns…

  11. Nome (obrigatório) Responder

    Valeu Galera, pela força o nosso grito tem que ecoar o mas longe possível. Cansado de ver cultura só na tv, e maquiada ainda. vamos pra cima fazer o pebinha ferver. Saudações a quem tem coragem!

  12. Márcia Responder

    A galera do rock sempre foi referência em Parauapebas! E eventos como este são a prova de que essa turma tem tudo haver com o crescimento cultural da cidade! É isso aí! Grito do Rock dia 10 e sempre!

  13. Erick Durans Responder

    Muito bom, Paraupebas e a galera do Underground mostrado o Poder da cidade e da Cena paraense! Parabéns a todos organizadores e Colaboradores!

  14. João Rafael Responder

    Muito importante o Grito Rock marcar presença forte e estar tão bem representado e organizado em Parauapebas! As Américas cada vez mais ligadas e construindo junto uma nova história! Sucesso e solte seu grito!

  15. Helen Responder

    O Grito Rock é santo de casa fazendo milagre.
    Parabéns pela iniciativa para divulgação das bandas que estão na batalha, Antcorpus, Cromo X, 16-Bits e Fragor!!

  16. Anderson Souza Responder

    grande Conquista meus amigos, nao teria outra palavra para descrever melhor este acontecimento, pois eh virtude de muita luta eh que realizamos as grandes conquistas. Parabens, ao rock, parabens a cultura e parabens a Parauapebas.

  17. Beatriz Camargo Responder

    Bom ver que Parauapebas está cada vez mais incentivando um evento de alto nivel com bandas da terrinha. Ganhando assim a papulação e a cultura que aos poucos se fortalece cada vez mais…
    Parabéns a todos que derram o sangue para essa realização.

    #Vamoquevamo; Anticorpus&Fragor

  18. Eroilson Dheyme Responder

    Feliz estou em saber que o Rock está cada vez mais ganhando espaço em nossa cidade.
    Parabenizo os organizadores por esse ato, pois sabemos que não é nada fácil começar algo onde infelizmente ainda é mau visto por muitos…

  19. Helen Responder

    O Grito Rock é santo de casa fazendo milagre.
    Parabéns por essa iniciativa para divulgar as bandas que estão na batalha.
    Parabéns, Antcorpus, Cromo X, 16-Bits e Fragor!!!!

  20. Bruno B.O. Responder

    O que tem a frente a família Antcorpos, tem competencia e sinceridade, componentes importantes pra ações como essa!
    Vamu comparecer e apoiar mais essa ATITUDE do underground paraense! #200gritos

  21. Allan Responder

    Nossa cidade necessita respirar cultura para que possamos desenvolver um sentimento de paz…Que venha pedradas por ai….

  22. Fábio Araújo Responder

    Precisamos de mais iniciativas como essa, é a oportunidade para muitas as bandas de nosso estado divulgarem suas músicas e seus eventos, e ainda mais, a maior contribuição é a quantidade de EP’s que são lançados pelas bandas para poder participar do Grito Rock. Precisamos de mais!!!

  23. Vicente Reis Responder

    O Grito Rock é a voz dos sem espaço, é a voz dos que não são “amigos do rei”. O maior festival colaborativo do mundo é brasileiro e também é de Parauapebas. É o Coletivo Cafofo quebrando tudo e voando baixo. Quem faz, faz mesmo!

    Dejair, doidão.. gratz, véi! É nóis que voa, bruxão!!

    Vão lá!!!!!

  24. Talita Baena Responder

    Grito Rock é muito mais do que um evento de entretenimento, é uma conquista para os que fazem qualquer tipo de música e trabalham em rede de solidariedade.

    Parabéns, Antcorpus e Fragor!

  25. Felipe Borges Responder

    Nós, do Foto clube Olhar Carajás estaremos juntos nesse evento afim registrar tudo, pois um evento desse porte merece ter todo o apoio e reconhecimento da população que realmente goste de cultura, temos que comparecer pra prestigiar mais um Grito Rock.
    Quero aqui agradecer ao meu amigo Djair Oliveira, que está ha 2 anos na realização desse grande evento.

Deixe seu comentário

Posts relacionados