Grande caminhada marca inicio das atividades da 15ª Semana do Meio Ambiente

Continua depois da publicidade

No dia internacional do meio ambiente, (05/6), a Prefeitura de Parauapebas deu inicio às atividades em comemoração a 15ª Semana do Meio Ambiente, que este ano tem como tema: “Biodiversidade é vida – Parauapebas no ano internacional da biodiversidade. Com faixas e cartazes nas mãos, centenas de pessoas, entre autoridades locais, estudantes e representantes de diversas instituições, participaram de uma grande caminhada em favor da biodiversidade e em comemoração aos 4 anos de abertura da Floresta Nacional de Carajás (FLONACA).

Caminhado meio ambienteOs participantes se concentraram da rua 10 e partiram em direção a portaria da Flona de Carajás, chamando a atenção da população para a importância da conservação da biodiversidade.

“Hoje festejamos aos 4 anos de abertura da FLONACA, que foi possível graças a parceria firmada com o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade, que acreditou e defendeu a idéia de que a floresta de Carajás é de todos. Preservá-la é o nosso maior desafio. Esperamos que esta emocionante caminhada se torne um marco em direção ao cuidado com a nossa biodiversidade e em defesa do meio ambiente, declarou o Secretário Domires Reis.

O Chefe da FLONACA, Frederico Drummond, enfatizou que a floresta é pública e que é importante que a comunidade a conheça para saber valorizá-la e a protegê-la, ela que é um verdadeiro santuário da biodiversidade.

Programa de Uso Público da Floresta de Carajás

Resultado do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o então Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), hoje, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO) e a Prefeitura Municipal de Parauapebas, o Programa de Uso Público da Flona, desburocratizou o acesso à Serra dos Carajás. Atualmente, pessoas de diversas localidades do Brasil e do exterior visitam o núcleo urbano. Em apenas 4 anos de funcionamento do programa já foram emitidas cerca de 600 mil autorizações.

Este é dos programas do Governo Cidadão que visa a inclusão social, com ênfase às atividades de educação ambiental, lazer e turismo, com bases sólidas no atendimento humanizado da população em geral, de maneira a permitir o ingresso controlado de pessoas na área para caminhadas em trilhas ecológicas, visitas ao Parque Zoobotânico de Carajás e ao Cineteatro.

Ano internacional da biodiversidade

O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo.

A Secretaria da Convenção sobre a Diversidade Biológica foi designada pela ONU, como coordenadora das ações do Ano Internacional da Biodiversidade – 2010. Estabelecida durante a realização da Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro em 1992 (Eco/92), a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) é depositária de um tratado internacional para a conservação e uso sustentável da biodiversidade, com o intuito de promover o compartilhamento dos muitos benefícios advindos da biodiversidade. Com 191 países membros signatários integrantes, a CDB goza de uma adesão quase total na comunidade das nações.

[ad code=2 align=center]

2 comentários em “Grande caminhada marca inicio das atividades da 15ª Semana do Meio Ambiente

  1. Anonimous Responder

    É, em Brasília tudo acaba em pizza e, no Pebinha, tudo acaba em tecnobrega… A Secretaria de Meio Ambiente passa o ano inteiro fazendo campanha de combate à poluição sonora e, em plena segunda-feira à noite, bota uma banda pra tocar na Praça de Eventos com um som na maior altura. Já chega, né? Quem mora próximo à praça de eventos tabém precisa dormir para acordar cedo no outro dia… Um som daquela altura no início da semana é demais… Como diz a própria propaganda institucional: BARULHO NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO!

  2. Marques Responder

    Na semana comemorativa ao meio ambiente é lindo ver os standes armados na praça de eventos dando alusão ao fato. Senti até vontade de prestigiar o evento, porém tenho que antes tirar o poeirão que toma conta da minha casa, já que a rua tem mais areia do que a praia de salinas. Esperar a água chegar em minhas torneiras e aguentar o sufoco dentro das vans para poder chegar até o local. Depois de tudo isso irei feliz prestigiar o momento debaixo das acolhedoras e climatizadas tendas armadas na praça. Viva!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados