Governo inaugura Agência Transfusional do Hemopa em Marabá

A unidade irá funcionar dentro do Hospital Materno Infantil (HMI) e terá capacidade para realizar, em média, 220 transfusões ao mês. A agência será abastecida pelo Hemocentro Regional de Marabá
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Helder Inaugura Agência Transfusional do Hemopa em Marabá

Continua depois da publicidade

O Governo do Estado inaugurou, no início da tarde desta quarta-feira (12), em Marabá, a Agência Transfusional (AT) do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A solenidade contou com a presença do governador Helder Barbalho.

A unidade vai funcionar dentro do Hospital Materno Infantil (HMI). A AT também vai atender a demanda transfusional do Hospital Municipal (HMM) e terá capacidade para realizar, em média, 220 transfusões ao mês, que vai melhorar ainda mais a saúde pública na região.

Com 52 leitos, o Hospital Materno Infantil é referência municipal na assistência de média e alta complexidades para atendimento de gestantes, puérperas, recém-nascidos. Segundo a Fundação Hemopa, a expansão do atendimento transfusional no estado garante uma qualidade maior na oferta de sangue, tanto na capital quanto no interior. A AT será abastecida pelo Hemocentro Regional de Marabá.

A Agência conta com equipamentos de ponta, entre eles câmara de conservação de concentrado de hemácias, freezer – 30°, centrifuga de bancadas, selador de bolsas de sangue e banho maria. Serviços da AT é uma cooperação Técnica entre o Hemopa e a Prefeitura de Marabá.

De acordo com o Hemopa, a unidade vai realizar exames imunohematológicos dos receptores, incluindo prova de compatibilidade, tipagem ABO-Rh, pesquisas de anticorpos irregulares, controle de qualidade dos reagentes e metodologia, todos executados pela técnica em gel, retipagem dos hemocomponentes transfundidos, aliquotagem de bolsas para atendimento de recém-nascidos e pediatria, ato transfusional de hemocomponentes autólogos, com assistência médica e equipe multidisciplinar qualificada e com funcionamento 24h.

Por Tina DeBod – com informações da Agência Pará

Publicidade