Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Gosto pela leitura em livros de papel é incentivado em Canaã dos Carajás

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Vale, quer devolver aos jovens o gosto de tocar e folhear um livro, o que não é possível com a leitura na fria tela do tablet ou notebook

Eles estão cada vez mais esquecidos nas prateleiras das estantes de casa ou da biblioteca. O que antes era crucial para o desenvolvimento educacional de toda humanidade, agora é consumido pela poeira, está caindo no esquecimento. Com o passar do tempo, folhear um livro deixou de ser tão prazeroso, pois hoje as páginas na internet parecem mais atraentes. No século XXI, os grupos de estudos que antes ficavam rodeados de pilhas de livros, hoje, com apenas um clique, estão em outro universo, o da tecnologia.

Estimular o gosto pela leitura é uma tarefa e tanto. O prazer de ler livros está em décimo lugar no gosto dos brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro. Fica atrás de outras formas de entretenimento, como assistir televisão, escutar música ou rádio, navegar na Internet, ficar com amigos e família ou usar WhatsApp e Facebook. Mas, um personagem pode revelar a senha para este novo mundo do conhecimento e da imaginação proporcionada pelos livros: os agentes das bibliotecas escolares.

Em Canaã dos Carajás, a rede de bibliotecas das escolas municipais e a sala de leitura da Casa da Cultura terão profissionais da Educação ainda mais preparados para esse papel. A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Vale, trouxe para o município o Projeto Rotas e Redes Literárias.

Veja também:  Prefeitura de Jacundá reabre inscrições para 372 vagas na Educação

O objetivo principal da iniciativa é ampliar o acesso ao livro literário e o número de leitores, por meio da formação dos profissionais de Educação como mediadores da leitura, além do fortalecimento de uma rede leitora na região.

Formação e doação de livros

O projeto conta com a consultoria e experiência do Instituto de Arte Tear. Na formação, 40 educadores participarão de encontros mensais até outubro, por meio de oficinas que fortalecem e ampliam o interesse pela leitura com uso de diferentes linguagens da arte, como contação de histórias, teatro, dança, música, artes visuais e arte mídias. Além disso, serão doados livros para 21 escolas de Canaã dos Carajás, em complementação ao acervo existente.

Vantagens da leitura

A pesquisa do Instituto Pró-Livro apontou ainda o que a leitura significa para os que leem: conhecimento, atualização e crescimento profissional, além de ensinar a viver melhor. Entre outros tantos ganhos, esses foram alguns dos principais citados.

Deixe uma resposta