Fiscais apreendem cardume de Mapará pescado em período proibido em Marabá

Período do Defeso começou no início deste mês e fiscais do meio ambiente apreenderam também 1.000 metros de rede de pesca no Rio Itacaiúnas

Continua depois da publicidade

Uma equipe de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá realiza fiscalização periódica nos rios Itacaiúnas e Tocantins desde o início deste mês de novembro em função do chamado “Período de Defeso”, que vai até 28 de fevereiro de 2025. Nestes quatro meses, a pesca de algumas espécies de peixes é proibida ou controlada para proteger a fauna aquática, em função da época de reprodução dos peixes.

No último final de semana, foram abordadas quatro embarcações no Rio Itacaiúnas e uma embarcação no Rio Tocantins, que resultaram no recolhimento de mais de 400 metros de redes no Rio Itacaiúnas e uma tarrafa. Enquanto no Rio Tocantins, a equipe abordou uma embarcação que realizava a pesca com mais de cinco malhadeiras, além de ter peixes que já haviam sido pescados.

A equipe apreendeu o pescado, as malhadeiras, a embarcação e o motor. Ao concluir a fiscalização, o total de malhadeiras apreendido foi de 1000 m, 320 kg de pescado, uma embarcação e um motor.

O proprietário do barco responderá por crime ambiental por pescar em período proibido contrariando o Decreto Municipal nº 473/2024 e o Decreto Federal 6.514/2008 com fulcro no art. 35. Todo o pescado foi doado para o abrigo das crianças e dos idosos.

3 comentários em “Fiscais apreendem cardume de Mapará pescado em período proibido em Marabá

  1. Ivani Responder

    A fiscalização nesse período da piracema deveria ser mais severa , é muita gente com tarrafa com rede nas represas da tristeza de ver. Eu amo pescar mas nesse período eu não vou , os pescadores deveriam ter um pouco mais de consciência e respeitar esse período

  2. Antonio magno Responder

    Triste. Saber que pessoas que são amparadas pela lei de defeso cometer esse “crime”, porque recebem pra não pescar nesse período tão importante para proliferação da espécie dos peixes, isso vai beneficiar o próprio. Onde tá a consciência desse pescador, será que ele não pensa que esse período é para o bem dele e da população em geral? Tá de parabéns a fiscalização em coibir essa atitude. Na minha opinião tem que ser cassada o benefício de quem pratica pesca em período proibido . Att antonio magno.

Deixe seu comentário

Posts relacionados