Falecimento do professor Luis Carlos, um pioneiro em Parauapebas

O professor, pioneiro em Parauapebas, faleceu no último domingo vítima de parada respiratória.

Continua depois da publicidade

No último domingo (19) faleceu vítima de parada respiratória o professor Luís Carlos Pinto Ribeiro, 64 anos. Luís Carlos chegou a Parauapebas no início da década de 1980. Formado em Pedagogia e Língua Portuguesa foi um dos pioneiros da área educacional no município, tendo atuado como docente em escolas como Olga da Silva, Paulo Fonteles, Euclydes Figueiredo e Cecília Meireles. Também trabalhou na Vale, no Banco do Povo e em alguns veículos de comunicação.

Atualmente, estava vice-diretor na Escola Municipal de Ensino Fundamental Terezinha de Jesus e também coordenador da Escola Estadual Eduardo Angelim.

Ele deixa saudosos a esposa, Jorginete Nunes Ribeiro e os filhos Jayme Pereira Ribeiro Neto e Lícia de Paula Nunes Ribeiro.

Jaime, filho do professor Luis, teve um depoimento de sua autoria lido pelo vereador Luis Castilho durante a sessão de hoje da Câmara Municipal de Parauapebas. Castilho tem a sogra (Dona Teca) e a esposa (Patrícia) como companheiras de Luis Carlos na profissão de educador. O comovente depoimento mostra um pouco do que foi o professor Luis Carlos. Confira:

“Todos vieram me perguntar como ele morreu… Preferi falar como ele viveu, apaixonado pelo que fazia! Hoje vimos o que ele se tornou, exemplo para várias gerações de estudantes e professores. Estou desolado porque meu irmão foi embora. Era assim que ele me chamava na hora em que estávamos em rodas de amigos. Quem sabe essa irmandade falada por ele já não era ele falando de nossos encontros por várias e várias vidas. Nessa vida eu vim como filho, na próxima vou pedir a Deus que me traga como pai dele, porque sei que aprendi a ser um bom homem com nossas conversas e ensinamentos. Quero devolver na próxima vida a ele. Tchau, meu irmão, meu único e verdadeiro amigo. Te amos, meu velho!”

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas emitiu Nota de Pesar onde afirma que “o governo municipal se solidariza com a família, amigos e colegas de profissão do educador e pede que Deus conforte seus corações e lhes dê forças para transformar toda a dor desta perda irreparável em fé e esperança. ” Em outro trecho, a nota diz que Luis Carlos “sempre disposto a contribuir com a educação e muito benquisto pelos colegas de profissão, o educador era tido por eles como um exemplo de competência e dedicação”.

Alípio Ribeiro, também professor, usou as redes sociais para cutucar as vereadoras Eliene Soares e Francisca Ciza, que, apesar de professoras, nada comentaram sobre o falecimento do amigo, o que vem mostrar o prestígio que os professores têm junto a alguns edis. “Parabéns, Eliene e Ciza pelo esquecimento do valoroso colega que se foi”, disse Alípio.