Fake News sobre Auxílio Cidadão faz pessoas saírem de casa em busca de benefício

Notícia falsa circula por grupos de WhatsApp e redes sociais dos moradores de Conceição do Araguaia.

Continua depois da publicidade

Na última semana, vários grupos de WhatsApp e redes sociais têm compartilhado informações referentes a um suposto cadastramento do Governo Federal, para combater o coronavírus. No entanto, é preciso cautela no repasse de notícias pois, em Conceição do Araguaia, mensagens inverídicas estão fazendo com que pessoas deixem a quarentena.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho (SEMAHT), Patrícia Lima Barros Alves, circulam através das redes sociais, informações sobre um cadastro para autônomos e famílias de baixa renda receberem uma ajuda mensal de R$ 200,00 para combater o coronavírus. Essa notícia é falsa.

“É Fake News e está fazendo os usuários saírem de suas casas em busca da Assistência. Isso é muito ruim, é maldade”, reforça Patrícia.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, há uma proposta para auxiliar trabalhadores informais, desempregados e microempreendedores individuais (MEIs) que integrem famílias de baixa renda, durante três meses, com o valor pretendido de R$ 200,00, no entanto, não há nenhuma informação a respeito de como ou quando isso ocorrerá.

O Cadastro Único, que é uma coordenação da SEMAHT de Conceição do Araguaia, informa que a previsão é de que seja criado um Projeto de Lei, que poderá ser enviado ao Congresso Nacional, e posteriormente, dependerá de aprovação.

Ynaiê Botelho – correspondente do Blog do Zé Dudu em Conceição do Araguaia

Deixe seu comentário

Posts relacionados