Escola de Governança capacita servidores de municípios do sul e sudeste do estado

A formação, que está acontecendo em Xinguara, no sudeste do estado, começou nesta quarta-feira (15) e segue até esta sexta-feira (17). O projeto é realizado pelo Fórum de Governança Pública por Todo o Pará, com o objetivo de qualificação da gestão pública
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Ao todo, 170 servidores de oitos municípios estão participando da formação em Xinguara

Continua depois da publicidade

A Escola de Governança Pública do Estado (EGPA) começou, nesta quarta-feira (15), em Xinguara, no sudeste do estado, mais uma formação de servidores e gestores públicos. A ação, que beneficia oito municípios das regiões sul e sudeste, segue até esta sexta-feira (17).

O projeto do governo do estado é realizado pelo Fórum de Governança Pública por Todo o Pará, que visa à qualificação da gestão pública. Segundo a diretora-geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho, cada vez aumenta a participação de servidores e gestores na formação realizada pelo estado.

“Percebemos uma participação efetiva dos servidores que estão, cada vez mais, empenhados em contribuir com a sua gestão municipal a partir da capacitação ofertada pela Escola de Governança”, frisa Evanilza Marinho.

O Fórum de Governança Pública por Todo o Pará é um projeto desenvolvido desde junho deste ano, que oferta qualificação profissional nas áreas de Assistência Social, Administração e Planejamento, Saúde, Educação e Plataforma Mais Brasil. Nesta etapa, além de Xinguara, serão formados servidores públicos estaduais e municipais de Água Azul do Norte, Bannach, Ourilândia do Norte, Rio Maria, São Félix do Xingu, Sapucaia e Tucumã.

Segundo o prefeito de Xinguara, Moacir Pires, a iniciativa é benéfica para todas as regiões. “Temos a certeza de que esta qualificação é muito importante para a melhoria de todos os municípios que recebem o curso, assim como para o estado”, ressaltou o gestor municipal.

Os principais objetivos do projeto são descentralizar a formação continuada das áreas básicas e investir na integração entre estado e município na governança pública. Mais de 900 servidores já foram formados pelo projeto, que já realizou cinco edições em Ananindeua, Goianésia do Pará, Breves, Belém e Redenção.

A EGPA iniciou a formação continuada com um webinário, abordando tema voltado à gestão de recursos públicos na educação. Ao todo, 170 funcionários públicos serão capacitados.

O Fórum de Governança Pública por Todo o Pará conta com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa); Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); Escola Fazendária, da Secretaria de Estado da Fazenda (Efaz/Sefa); Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA); Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep) e todas as associações de municípios do Pará.

Tina DeBord- com informações do EGPA