Escola de Canaã dos Carajás conquista 1º lugar na etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020

Primeira escola cívico-militar de tempo integral desbancou outras 74 unidades escolares que se inscreveram para representar o Pará.
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Em Canaã dos Carajás, a Escola Municipal Ronilton Aridal da Silva Grilo, com Supervisão Militar, conquistou o primeiro lugar da Etapa Estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020. O colégio cívico-militar, que atende 684 alunos do ensino fundamental em período integral, concorreu contra 74 unidades escolares que se inscreveram para representar o Pará.

O reconhecimento como escola referência no Estado foi alcançado através do projeto “O jornal escolar como mídia facilitadora da aprendizagem e integração em tempos de pandemia”, criado e desenvolvido por alunos e professores da instituição.

A EMEB Ronilton Aridal, fundada em abril de 2019, apresenta uma gestão administrativa, educacional e didático-pedagógica com apoio da Polícia Militar do Pará. “Ressalto o histórico da implantação dessa escola, que foi um projeto inovador do prefeito Jeová, onde ele buscou conhecer a realidade da escola integral e fez essa junção com a parceria militar. Temos a oportunidade não só fazer de fazer a supervisão, que seria ensinar o civismo, a disciplina, o respeito, mas também fazer com que os alunos entendam seu contexto dentro da sociedade, que passem a produzir, a se espelhar e acreditar num futuro melhor para eles. É um reconhecimento, de muitos que virão, desse tralho árduo, mas nosso principal objetivo não é acumular troféus, medalhas ou certificados e sim, ter a certeza de que todos os nossos alunos seguirão firme e serão cidadãos de bem”, disse o comandante da Polícia Militar de Canaã, Rafael dos Anjos Guimarães.

Premiação

O Prêmio Gestão Escolar é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), com o objetivo de estimular a melhoria da gestão das escolas públicas. Busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.

Na edição de 2020 foram inscritas 7.980 escolas de todo país, sendo 5.208 da rede estadual e 2.772 da rede municipal com o tema: “Como as escolas estão enfrentando o desafio do afastamento social para manter o vínculo entre os atores escolares?”.

“Falar da escola Ronilton Aridal é falar de sonhos e de políticas públicas. Por isso, iniciamos com a frase de Bernardo Toro que diz que a construção de uma sociedade democrática e produtiva requer que as crianças e jovens recebam informações e formação que lhes permitam atuar como cidadãos”, destacou a diretora da escola, Elenjusse Martins.

Para a diretora, a tomada de decisões sobre políticas públicas educacionais não pode ignorar a natureza do processo de ensino-aprendizado, sua especificidade e os conhecimentos técnicos que o envolvem. “Nossa escola, no local em que se encontra, com a proposta de funcionamento projetada e com sua identidade é uma decisão da gestão pública para a população canaãnense. A equipe constituída percebeu o projeto como um grande propósito profissional e imprimiu uma visão pedagógica inovadora, enxergando a ação educativa também como processo de trabalho e, principalmente, de humanização”, ressaltou Elenjusse.

Por Dayse Gomes

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