Notícias

Equipe UFRA Parauapebas vence “Desafio Sebrae”

Os estudantes Djavan Valentim da Paixão e Renata Lopes de Holanda, do curso de Agronomia, da Universidade Federal Rural (UFRA) de Parauapebas, foram os grandes vencedores nacionais do Desafio Sebrae …

DESAFIO SEBRAE 2012

Os estudantes Djavan Valentim da Paixão e Renata Lopes de Holanda, do curso de Agronomia, da Universidade Federal Rural (UFRA) de Parauapebas, foram os grandes vencedores nacionais do Desafio Sebrae 2012. Eles são da equipe Amazon Fruits e disputaram a final durante três dias em Salvador, na Bahia. A equipe paraense obteve uma pontuação acumulada de 87,76 pontos – mais de dois pontos à frente da segunda colocada, que obteve 85,37 pontos.

Eles disputaram a final com mais sete equipes de vários estados brasileiros e vão ganhar uma viagem internacional para um centro de referência em empreendedorismo. O prêmio, inédito para estudantes paraenses, foi muito comemorado pela equipe e técnicos do Sebrae, que acompanharam a final em Salvador.

O Desafio Sebrae estimula o espírito empreendedor entre universitários de todo o país e neste ano está em sua 13ª edição. Vale ressaltar que o Pará foi um dos maiores destaques do Brasil no jogo: Aqui se inscreveram mais de 10.400 alunos de 59 instituições de ensino superior da capital e interior do Pará, mais que o dobro de 2011. Com isso, o estado ficou em 4º lugar no número de inscrições e ganhou o direito de levar duas equipes para a semifinal nacional. No Brasil, foram 153.027 estudantes inscritos desafiados a administrar uma fábrica de polpas, sucos e frutas tropicais. “Estar aqui foi um grande desafio. Acho que empreender é acreditar e nós acreditamos”, disse o estudante Djavan da Paixão, da Amazon Fruits. Em segundo lugar nacional ficou a Run to Win, do Paraná, seguida pela equipe Xeque Mate, de Minas Gerais.

“Foi uma experiência maravilhosa, principalmente porque nossa situação foi diferente, ficamos em terceiro lugar estadual e nem imaginávamos ter chegado aqui, não pensávamos em chegar à final. O que viesse seria lucro, por isso é inacreditável. A gente sabia que tava indo bem, mas foi uma surpresa”, disse, emocionada, Renata Lopes de Holanda. Além da viagem, eles ganharão curso de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Para Vilson Schuber, diretor-superintendente do Sebrae no Pará, o crescimento do interesse dos jovens em questões relacionadas ao empreendedorismo mostra que eles estão em busca de novos caminhos e oportunidades. “Os jovens querem empreender, fazer diferente no mercado. Nesse sentido, cabe à academia estimular o empreendedorismo e por aqui as coisas estão dando certo. Estamos muito felizes e façamos festa para nossos campeões, que são de Parauapebas”, comentou Schuber.

“A pesquisa GEM de 2011 aponta que 53% dos empreendimentos novos do Brasil têm à frente jovens entre 18 e 34 anos, isso precisa ser levado em conta na formação dos nossos jovens que serão os futuros empreendedores”, observou Suleima Pegado, diretora técnica do Sebrae no Pará.

O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa, durante mais de seis meses. Universitários de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.

Fonte: Diário do Pará – Foto – Blog Desafio Sebrae

2 comentários em “Equipe UFRA Parauapebas vence “Desafio Sebrae”

  1. antonio maximo Responder

    gostaria de saber como faço para me escrever para estar fazendo o curso de agronomia neste ano? vcs podem me informar por favor…

Deixe seu comentário