Equatorial alerta e dá dicas para evitar acidentes com pisca-pisca de Natal

Adornos bastante usados nas decorações natalinas, os pisca-piscas, por serem ligados à rede elétrica, podem causar choques e curto-circuito. Por isso, as pessoas precisam ter cuidados ao fazer as decorações
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Com o início do período natalino, quando as pessoas costumam montar árvores de Natal ou fazer decorações de empresas, residências e outras repartições, a Equatorial Energia do Pará alerta para os cuidados que as pessoas devem ter com um dos adornos mais usados. O pisca-pisca.

Isso porque o enfeite, em cores e formatos variados, é ligado à rede elétrica e há o risco de causar choques elétricos, que podem ser fatais, assim como curto-circuito e incêndios. A empresa orienta que as pessoas precisam se acercar de cuidados na hora de escolher e instalar os adornos.

Segundo a empresa, o consumidor deve estar atento em relação à qualidade dos produtos e o estado de conservação dos enfeites, independente se houve ou não o reaproveitamento de um ano para o outro. O executivo de segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, alerta que a pessoa precisa, necessariamente, fazer a checagem nos fios.

“É importante observar se eles estão rompidos, pois se forem de baixa qualidade, há a possibilidade de um superaquecimento e acidentes. Outro item que não pode passar batido é verificar se a loja vende produtos homologados e com selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, orienta Fernandes.

Ele observa que, para garantir o sucesso e segurança da decoração natalina, o consumidor deve ficar de olho nas embalagens dos pisca-piscas, que devem conter informações técnicas como: instruções de uso, potência e tensão de alimentação. As lâmpadas de LED são consideradas mais seguras e econômicas.

“O ideal é evitar a proximidade entre as luzinhas e os enfeites feitos de papel, algodão, cartolina e folhas secas. As luzes não devem estar próximas de enfeites produzidos com papel, cartolina, algodão, lã e palhas secas. Pois podem causar aquecimento e até incêndios”, orienta Alex Fernandes.

Dicas: Para ter um período natalino tranquilo e com segurança no que se refere à decoração, a Equatorial Pará orienta que as ligações desses enfeites devem ficar longe do alcance de crianças e de ornamentações como cortinas, tapetes ou móveis de MDF. Os artigos decorativos também não devem ser instalados próximos aos postes ou fios da rede elétrica.

Em ambientes externos, deve-se atentar para cercas, grades ou qualquer parte metálica. Na hora da reutilização dos enfeites é importante conferir a integridade do condutor de energia (fio).

Emendas e conexões malfeitas devem ser evitadas ao máximo, pois os fios não devem ter seu isolamento (capa protetora) rompido ou conexões e emendas com folga. Outra dica importante é não deixar os fios no chão, onde há circulação de pessoas, veículos e animais.

Tina DeBord – com informações da Equatorial Pará

4 comentários em “Equatorial alerta e dá dicas para evitar acidentes com pisca-pisca de Natal

  1. Antónia Maria pereira sousa Responder

    Quero muito participar do sorteio dos 500 Reais estou Sempre informada com esse Blog Maria Edileuza pereira sousa Rua C3 Quadra73 Lot7 Bairro tropical2
    (94)91750996

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: