Entrevista: Valmir Mariano pensa planejar Parauapebas para os próximos 20 anos

Continua depois da publicidade

Valmir Mariano - Foto Waldyr SilvaFormado em engenharia civil, mas sempre atuando na área de mecânica industrial, o empresário Valmir Queiroz Mariano (PSD), conhecido por “Valmir da Integral”, 65 anos, natural de Uberaba (MG) e criado no interior de São Paulo, prefeito eleito de Parauapebas com 49.080 votos, revela em entrevista exclusiva concedida no final de semana ao Jornal CORREIO DO TOCANTINS que ele pretende, no mandato de quatro anos, planejar o município para daqui a 20 anos.

Nesta entrevista, o prefeito eleito fala um pouco de sua vida, da campanha eleitoral, comissão transitória, perfil do futuro secretariado e das prioridades que vai tomar, tão logo assuma o comando da administração do município, a partir de 1º de janeiro de 2013. Acompanhe.

Em 1985, “Valmir da Integral” (que agora prefere ser tratado por Valmir Mariano) deixou São Paulo em direção a São Luís (MA), onde permaneceu até 1989, trabalhando na empresa Zanini na implantação do Projeto Grande Carajás, no município de Parauapebas.

Em 1990, deixou o Maranhão, veio para Parauapebas e fundou a empresa Integral, onde permanece até hoje, fazendo parte, inclusive, do crescimento da cidade. Nestes 22 anos em Parauapebas, o empresário diz vir contribuindo com trabalho político-social, como geração de emprego e trabalho com crianças e idosos. “Por isso, sempre digo que minha campanha não foi feita em apenas três meses, mas ao longo dos últimos 20 anos”.

Ele conta que no pleito passado concorreu ao cargo de deputado estadual e obteve quase 13 mil votos nas urnas, só em Parauapebas, “e isso me motivou a concorrer este ano a prefeito desta cidade, saindo, desta vez, vitorioso”.

Indagado sobre a composição da comissão de transição, o prefeito eleito enfatiza que em Parauapebas nunca houve transição de governo de um prefeito para outro, seja de Faisal Salmen para Chico das Cortinas (1992), deste para Bel Mesquita (1996) e desta para Darci Lermen (2004). “Tão logo fui eleito prefeito, formei uma comissão transitória, composta por técnicos, e a apresentei ao atual prefeito Darci Lermen, que se mostrou disposto a colocar à disposição desta comissão o andamento da máquina pública”, explica Valmir.

Perguntado se os membros da comissão já começariam a trabalhar como futuros secretários, o prefeito eleito respondeu que alguns deles possam vir a fazer parte da administração, mas nada disto está fechado. Ele acrescenta que os secretários dele terão que ter perfil que englobe técnica a política. “Os compromissos de campanha serão todos cumpridos com os partidos, mas não posso nomear um comerciante para assumir a Saúde e nem também nomear um secretário de Obras que não tenha conhecimento de arquitetura, engenharia civil ou gestão em obras. Temos até 31 de dezembro para definir esses nomes”.

Segundo explicou Valmir Mariano, tão logo ele foi eleito, no dia 9 esteve reunido com a alta direção da mineradora Vale, com quem traçou metas visando o desenvolvimento do município de Parauapebas. No dia seguinte, foi recebido pelo governador Simão Jatene e seu secretariado, quando também discutiu pleitos em benefício do povo de Parauapebas. Ainda nestas andanças, reuniu com os prefeitos eleitos de Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás e Marabá, com o objetivo de formarem um grande grupo, tanto do ponto de vista político como de desenvolvimento da região.

Com relação ao fato de Valmir ter sido eleito apenas cinco dos 15 vereadores para a Câmara Municipal, ele assegura que já está conversando com outros vereadores eleitos, no sentido de formar um grupo de oito edis para dar sustentação política ao governo municipal. “Caso a gente não consiga negociar com mais três vereadores, e os demais formarem uma oposição, é bom que ela exista, mas com responsabilidade”.

Valmir Mariano explica que o plano de governo dele a ser desenvolvido a partir de janeiro tem metas de curto, médio e longo prazos, para 20 anos. A priori, ele planeja trabalhar com três prioridades emergenciais, que são água, trânsito e saúde.

Sobre a água, ele revela que hoje esse serviço essencial só atende a 45% da população, e por isso o governo dele tem a obrigação de criar mais estações de coleta, tratamento e distribuição de água, e cavar poços artesianos para atender a bairros de pouca população.

Na saúde, promete analisar profundamente a situação do novo hospital municipal que há anos vem sendo construído na cidade, para decidir sobre sua destinação, e ampliar o quadro de postos de saúde nos bairros e em vilas, descentralizando o sistema de saúde, com funcionamento 24 horas por dia.

Com relação ao trânsito, que Valmir considera também caótico, diz que vai conversar com os dirigentes das cooperativas que exploram o serviço de transporte público de passageiros e exigir melhorias na execução do serviço, com apresentação de micro-ônibus para o usuário. “Caso as cooperativas não deem conta do serviço, vamos abrir licitação para empresas especializadas executar o transporte de passageiros”.

Para o setor de habitação, o prefeito eleito assegura construir entre cinco e seis mil casas populares durante quatro anos e desapropriar áreas para a entrega de lotes urbanos, com recursos dos governos estadual e federal.

Sobre o distrito industrial de Parauapebas, Valmir Mariano confessa que ele foi um dos principais empresários que lutaram para a criação do distrito no município, desde 1994. “Vejo o distrito como uma grande necessidade para fortalecer economicamente Parauapebas e região, com o município proporcionando incentivos que possam atrair empresas e indústrias para o local”.

Com a Vale, ele disse que sempre teve um bom relacionamento com a mineradora nestes 26 anos em que presta serviço para ela, entre estes, 22 anos em Parauapebas. “Nosso governo pretende fazer várias parcerias com a mineradora em benefício de nossos munícipes, como planejamento a longo prazo do desenvolvimento do município e também nas áreas social e educacional. Já tivemos a primeira reunião”.

Com relação à oposição sofrida durante a campanha, inclusive de profissionais de imprensa e veículos de comunicação, ele considera isso como um processo democrático, “mas peço a meus opositores que façam crítica construtiva, democrática, e não depreciando as pessoas, como ocorreu comigo durante a campanha. Não entrei no jogo deles, e o resultado está aí”, finaliza.

Por Waldyr Silva – Correio do Tocantins

16 comentários em “Entrevista: Valmir Mariano pensa planejar Parauapebas para os próximos 20 anos

  1. joao Responder

    Quem vai resolver o problema de Internet em Parauapebas, que ate hoje estamos nas maos de provedores que esfolam o nosso bolso com uma Internet de pessima qualidade, quem vai resolver um dia de tirar estes policiais das ruas, que vivem roubando a populaçao de Parauapebas, depois vamos falar do esgoto a ceu aberto, das estradas precarias, da falta de agua, depois nos falamos destes vanzeros que nao respeitam nimguem,depois nos continuamos a falar de outros problemas gravissimos que Parauapebas tem, que nos diferenciam dos demais Estados Brasileiros como costumo dizer Parauapebas nao e Brasil, ta mais para Etiopia ou Mossanbique.

  2. Duda Responder

    Esse Tiago e esse trabalhei na campanha,sao dois petralhas safados,que aproveitando que o Zé dudu ta com raivinha do velhote ficam ai mentindo e tentando confundir o povo,quem colocou valmir no governo foi o povo,o povo que quer vê ele prefeito nao é vc,z dudu,demerval,e etc,,,, que vão mudar nem sujar isso nao!!!podem sentar e esperar no mínimo 4 anos !!!cuidado viu dor de cotovelo também mata

    • zeduduvale Autor do postResponder

      Duda, meu caro, não estou nem nunca estive com raiva de ninguém. Sou acima de tudo democrata.Sei reconhecer a derrota e aplaudir o adversário.

  3. trabalhei na campanha de valmir Responder

    A VIDA É FODA DEI SANGUE NA CAMPANHA DO VELHOTE , DEPOIS QUE SE PASSARAM AS ELEIÇOES NUNCA MAIS VI VALMIR, ELE TROCOU OS NUMEROS DE CELULAR , AGORA JA TA MONTANDO O GOVERNO , COMO ? A MAE DA NAMORADA QUE AGORA VAI SER MULHER VAI PEGAR A SEMAS , O MASSUD QUE FECHOU A OBRAS VAI PEGAR UM CANTO DE CARROCERIA , O GESMAR QUE TODO MUNDO CONHECE EM PARAUAPEBAS UM MALANDRO DE CARTEIRINHA QUE DESVIOU DINHEIRO ATE DA CAMPANHA, VAI PEGAR A SAEPE POIS SEGUNDO ELE E ONDE VAI ENTRAR MAIS DINHEIRO POIS TEM QUE SE RESOLVER O PROBLEMA DA AGUA DE PARAUAPEBAS … AS QUADRILHAS JA ESTAO PREUCUPADOS COMO VAO LAVAR O DINHEIRO DE PARAUAPEBAS LINDOLFO LEO CLAUDIO ALMEIDA O TATUSAO, QUEM CONHECE VALMIR SABE QUE ELE NAO TEM PULSO, O ZE RINALDO VAI PEGAR A FINANÇAS EDUCAÇAO E PELO COMENTARIO A SAUDE TAMBEM E TODO MUNDO SABE QUE ZÉ REINALDO QUER SER PREFEITO E VAI FAZER DE TUDO PRA QUEIMAR O VELHOTE POIS O POVO SABE QUE ELE É UM IMPRESARIO MALA O VALMIR QUE SE CUIDE POIS VOU DAR UMA PREVISAO VALMIR TIRA NO MAXIMO 2 ANOS DE MANDATO E VAI SER CASADO POR CORRUPÇAO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E OUTROS OS MALA QUE ESTAO AO LADO DELE SAO FODA VAO DAR AULA PRO DARCI LERMEM DE COMO ROUBAR VOTEI EM VALMIR E PEDIR VOTO PRA QUELE VELHO FRACO SEI QUE EU JA PEGUEI UM CANTO TAMBEM, POIS NAO SOU MALA SO QUERO TRABALHA VOU CONTINUAR A MINHA VIDA E ESPERAR MAIS 4 ANOS UM ABRAÇO E ATE A VOTORIA DE 2016 FUIIIIIIIII ZÉ PUBLIQUE DEIXA DE ONDA

  4. tiago Responder

    ze comente o seguinte o valmir o velhote ele tem nao é so uma quadrilha tem varias jesmar quem nao conhece esse cara em parauapebas claudio almeida lindolfo leo e demaiis o velhote ta é fudido ele nao tem pulso todo mundo que pensa sabe que o ze reinaldo vai acabar com o velhote vai armar esquema pra impitimar o rei do calote o valmir nao tem palavra e todo mundo sabe disso o massud ja ta levando canto de carroceria pois ele nao vai pegar a obras pois ele nao é ingenheiro o propio rei do calote falou em intrevista , mas na hora de eleger esse velho rei do calote ele foi atras foi dos politicos e nao de engenheiro
    valmir da integral tem tudo para ser o pior prefeito de parauapebas sem palavra ja se fala em repactuar olha só isso nao existe eem politica tou comessando a analizar que o rei do calote é mesmo rei… ele ja começou a trazer gente de belem e a preucupaçao das quadrilhas do governo valmir ja estao preucupados e como que eles vao lavar o dinheiro do povo de parauapebas é valmir pedir voto e votei em voce mas o arrependimento ja bate no coraçao publique zé por favor fuuuuuuuuiiiiiii

    • Duda Responder

      Santa ignorância viu,meu jovem quando o sr.valmir fala em planejar para 20 anos ele ta falando que vai deixar estrutura de água, esgoto,planejamento de transito,saúde que atenda o crescimento da população para os próximos 20 anos.nao quer dizer que vai ficar lá 20 anos nao!!!!saiba ler e interpretar meu jovem

  5. Duda araguaina/parauapebas Responder

    Relaxa karol,agora acabou o azul x vermelo, agora o Valmir é o prefeito de todos e como vc sabe que a galera do 55 é acolhedora o ze dudu e demais membros da imprensa se vierem pra somar e ao criticar se as criticas forem construtivas e nao ataques pessoais sao bem vindos.!!! Pense num povinho acolhedor esse do 55

    Ps: e karol, agora é Valmir e prontoooooooooooooo

  6. PEDRO SOUSA Responder

    PARABENS VALMIR …. NÃO TENHO DUVIDA QUE PARAUAPEBAS AGORA CRESCE… MAIS TRABALHO MENOS POLITICAGEM…. A QUESTÃO DO TRANSITO DE PARAUAPEBAS SIM É PRIORIDADE…. VAMOS EXIGIR MICRO- ONIBUS E FISCALIZAÇÃO PARA QUE TODAS TENHA AR CONDICIONADO OFERECENDO CONFORTO AOS PASSAGEIROS

  7. Parauapebas Junior Responder

    É natural que o prefeito eleito não detalhe tudo o que vai fazer durante o seu governo em uma unica e simples entrevista, mas conversar com os vanzeiros com a finalidade de resolver os problemas do transito da cidade é de uma pobreza programática de entristecer até quem vive de Cymbalta, conversar com o governador é cair na velha armadilha da dependência de quem não quer nada com nossa cidade, conversar com a vale, não vale a pena pois trata-se de uma mineradora que nada tem a ver com administração municipal. Enfim como disse antes, uma pequena e singela entrevista não serve de parâmetro para avaliar um governo que ainda está por vir mas pode nos dar uma ideia do vai pela cabeça do futuro alcaide e o que podemos depreender dai é preocupante, é mais do mesmo.

  8. Antonio Pedro Responder

    Considero que essa entrevista dá noção da direção do governo do Sr.Valmir. Explica alguns compromissos assumidos em prol de uma cidade que beneficie o povo, que apostou e elegeu a mudança. Vamos aguardar a composição da equipe de governo com o objetivo de colocar em práticas as ações. Essa equipe precisa ter credibilidade para as articulações e parcerias com empresas responsáveis, incluindo a Vale.

Deixe seu comentário

Posts relacionados