Enem: Campus Conceição do IFPA dá início a uma série de lives sobre redação

O projeto de Extensão "Por uma redação nota mil" surgiu em 2020 e está em sua segunda edição. As lives ocorrerão nos dias 30 de setembro, 21 de outubro e 18 de novembro
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A redação é algo importantíssimo, principalmente para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira coisa que o candidato precisa ter em mente é que, se não souber fazer uma boa redação, pode não ser aprovado no exame. A nota ajuda muito na média final, além de eliminar o candidato que zerar. Pensando nisso, o Instituto Federal do Pará começou uma série de lives para dar dicas importantes sobre a redação no contexto do Enem.

Os textos são meios de transmissão de mensagens e a escrita é essa ferramenta de expressão à qual todos têm o direito de acesso. Por isso, desde pequenos aprendemos a ler e a escrever, somos ensinados sobre como nos expressarmos bem por meio das palavras. A escrita auxilia a nossa capacidade de raciocínio e direciona a articulação de um discurso coeso e coerente.

Essas habilidades serão cobradas dos alunos nos espaços acadêmicos e profissionais, por isso tamanha cobrança de uma boa produção textual no maior e mais abrangente exame avaliativo do país.

O projeto de Extensão “Por uma redação nota mil” surgiu em 2020 e está em sua segunda edição. É organizado pelo professor Giovany Mendes e pela jornalista Viviane Fialho Campos, e coordenado pelos professores Danilo Barros e Isaquia Franco. A primeira live foi realizada no último dia 02 de setembro e todas elas serão transmitidas pelo canal do Manual do Enem no YouTube.

A professora Isaquia Franco deu dicas importantes nessa primeira live e destacou que o candidato deve ler o enunciado com calma e atenção. “As ideias para o seu texto não precisam vir de um lugar desconhecido: as premissas da redação estão na proposta. O que o examinador pretende verificar é como o candidato consegue articular temas específicos, partindo de um problema e usando sua cultura geral”, disse.

“O projeto “Por uma redação nota mil” foi idealizado no ano de 2020 com o intuito de preparar os estudantes para que obtenham um ótimo desempenho na redação do Enem. A princípio não sabíamos que a primeira edição superaria as expectativas. Os estudantes participaram efetivamente e pediram que o projeto se estendesse para este ano de 2021.  Entendemos que mostrar de forma dinâmica como se faz uma redação nota mil, com aulões específicos, prepara o alunado com mais ênfase para a escrita na prova. Os resultados estão sendo satisfatórios na medida em que o público estudantil está sendo amparado com o aumento do número de lives nesta segunda edição”, destacou um dos coordenadores, o professor Danilo Barros.

O projeto vai realizar lives nos dias 30 de setembro, 21 de outubro e 18 de novembro. A primeira live pode ser conferida através do link:

https://youtu.be/jMFtEN8xMEc

(Ascom IFPA/ Viviane Fialho)