Encontro da Mulher de Parauapebas poderá ser reconhecido como Patrimônio Cultural do Pará

Continua depois da publicidade

Por meio do projeto de Lei apresentado na sessão do último dia 11, pelo deputado estadual Milton Zimmer (PT), o Encontro da Mulher de Parauapebas poderá ser reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial para o estado do Pará. O evento é realizado há 21 anos no município e reúne milhares de mulheres a cada edição.

Tudo começou em 1991, quando um grupo de mulheres se reuniu para comemorar o Dia Internacional da Mulher. No início eram apenas seis equipes para realizar as competições de gincanas esportivas e culturais. Depois de alguns anos, as integrantes resolveram estender as comemorações para sete dias, passando a ser denominada de A Semana da Mulher. Nestes 21 anos em que a festa acontece o número de mulheres interessadas em participar das comemorações foi crescendo, tanto que os organizadores passaram a chamar de Encontro da Mulher de Parauapebas, que atualmente atrai milhares de pessoas. As comemorações constam de apresentações culturais (shows, literatura, teatro), esporte (jogos e competições) e lazer (diversas brincadeiras), além de despertar e revelar talentos.

Ao apresentar o projeto, Zimmer disse que reconhecer o evento é uma forma de valorizar as conquistas das mulheres de Parauapebas que representam as lutas femininas. “O evento é grandioso não somente por atrair multidões, mas pela grandeza representada na diversidade e criatividade cultural e social, ressaltou”. O parlamentar afirmou ainda que, poucas cidades no Brasil promovem um evento de grande relevância dedicado às mulheres como o que ocorre anualmente em Parauapebas.

Antes da votação em plenário o projeto segue para as comissões de Constituição e Justiça; Educação, Cultura e Saúde para receber parecer dos parlamentares.

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado

3 comentários em “Encontro da Mulher de Parauapebas poderá ser reconhecido como Patrimônio Cultural do Pará

  1. Leandra Responder

    OH! e eu que pensava que esta criatura era um ser imaginário, mas que bom que eu estava errada…ele existe e o que é melhor ele pensa. Acho uma boa, talves não seja dificil. Espero que ele não pare por ai e continue se apresentando como ser pensante e que suas idéias continue fluiiiiindo….e que ele comece a incentivar e a perceber a saúde, a educação e a segurança como patrimônios primordiais para os parauapebense…Não que a semana da mulher não seja importante, só acho que há outros setores que clama por urgêêêência de atenção. ACOOOORDA MEU!

Deixe seu comentário

Posts relacionados