Em Parauapebas, BioParque Vale Amazônia terá recesso no final do ano

O espaço estará fechado à visitação nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro de 2023.

Continua depois da publicidade

Durante o período de festas do final do ano, o BioParque Vale Amazônia terá recesso. O espaço estará fechado nos dias 24, 25 e 31/12 e 01/01/2023. Nos outros dias, o bioparque funcionará normalmente, aberto à visitação, das 10h às 16h. É importante lembrar que a emissão de tickets diários de acesso é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na portaria da Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas.

BioParque Vale Amazônia

Inaugurado em 1985, mesmo ano de início das operações da Mina de Carajás e da Estrada de Ferro Carajás (EFC), o bioparque se consolidou ao longo desse período como um principais centros de pesquisa, conservação e educação da biodiversidade do Brasil. Localizado no coração da Floresta Nacional Carajás, o espaço ocupa 30 hectares de área, dos quais cerca de 70% de floresta nativa. Ao todo são 29 recintos e mais de 360 animais, além de um herbário, com 10 mil plantas catalogadas e certificadas pelo Jardim Botânico de Nova Iorque.

Entre as principais atividades desenvolvidas no espaço está o programa voltado à reprodução sob cuidados humanos de espécies do bioma amazônico e que estão ameaçadas de extinção. Já foram alcançados importantes resultados, como nascimentos de onças-pintadas, ararajuba, urubu-rei e harpia.