Em Marabá: Sespa promove jornada técnico-científica de educação para servidores e estudantes

Servidores de Marabá, Canaã dos Carajás e Parauapebas receberam a formação, que dá visibilidade e valoriza o conhecimento em saúde

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Cerca de 120 pessoas participaram da Jornada técnico-científica de Educação na Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que se encerrou nesta sexta-feira (25), com a apresentação de trabalhos, no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Marabá, sudeste estadual. O evento se iniciou no dia 22, com programação de oficinas de estágios, legislação de saúde, aperfeiçoamento de ações e práticas de saúde nos municípios, socialização de experiências bem-sucedidas da área, entre outras atividades. O evento teve como público-alvo servidores da Sespa e de prefeituras, estudantes e professores de universidades públicas.

A enfermeira Joelma Fernandes Sarmento, coordenadora do setor de educação na saúde do 11º Centro Regional de Saúde (11º CRS), palestrou sobre o tema “A Educação na Saúde como ferramenta para o fortalecimento das práticas educativas em saúde”. Ela explanou sobre a intervenção da educação na saúde para as práticas do dia a dia, seja no trabalho, no ambiente de serviço profissional de saúde ou profissional de nível superior ou médio, com intuito de levar o servidor a ser um agente reflexivo, crítico e humanista.

A coordenadora regional do 11º CRS, Irlândia Galvão, frisou a importância da formação para os servidores da Sespa. “Socializar as experiências, aprimorar as técnicas do dia a dia, participar de oficinas e de todo aprimoramento no decorrer da semana na jornada é de grande valia, até mesmo para resolução de problemas no ambiente de trabalho e ainda atualização das técnicas ensinadas. Portanto, a capacitação é, além de enriquecedora, uma necessidade”, complementa.

Participante também do evento, a médica e professora do curso de Medicina, Maria Angélica Carneiro da Cunha, destacou a importância da Uepa no acolhimento de formações, sediando o evento e enriquecendo as formações dos servidores, enquanto multiplicadores dos conteúdos ali aprendidos.

Repercussão

O estudante Bruno Barros Anchieta, de 22 anos, está finalizando o Curso de Saúde Coletiva, da Unifesspa, e disse que, ainda como graduando, é muito gratificante poder contar experiências e também mostrar a importância da saúde no contexto municipal mesmo nessa jornada. “Enxergo, através do evento, a complexidade na atenção primária, no sentido de promover a saúde e também de prevenir as doenças e agravos. Então a jornada proporciona novas experiências e nos faz enxergar também diversas outras oportunidades do que estamos fazendo hoje, dentro do contexto do SUS, que tem grandes influências do Estado”, avaliou.

Além da “Educação na Saúde”, as exposições tiveram como tema “Panorama do perfil de formação em saúde para o SUS na região Norte do Brasil como ênfase no estado do Pará”; “Análise do registro das produções da atenção básica em Marabá: reflexões e contribuições para a qualificação do cuidado”; “Campanha de Educação nas Unidades Básicas de Saúde de Marabá acerca de doenças negligenciadas” e ainda “Laboratório acadêmico em análises clínicas como meio de integração teórico-prático para o ensino técnico em Marabá: um relato de experiência”.

(Texto de Emilly Coelho (Ascom / Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará. Fotos: Dilvulhgação)