Em Eldorado, prefeita Iara Braga quer ofertar transporte escolar de qualidade

Governo municipal vai fazer a maior revisão da história na frota de ônibus que atende a alunos da rede pública. Iara luta para organizar prefeitura, que é alvo de ações por gestões anteriores

Continua depois da publicidade

Mesmo com recursos escassos, a prefeita de Eldorado do Carajás, Iara Braga, tem feito das tripas coração para nada faltar aos moradores de um dos municípios mais esquecidos do Pará. Esta semana, precisamente depois de amanhã, quinta (18), a prefeitura vai realizar um pregão para registrar preços de, pelo menos, 64 tipos de peças e serviços que devem dinamizar o transporte escolar dos 6.800 estudantes da rede pública municipal eldoradense.

As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que observou o investimento estimado em R$ 615 mil que Iara Braga pretende fazer em prol da manutenção dos ônibus que carregam os estudantes da educação básica. Óleos, lubrificantes, borrachas, molas, rolamentos, filtros, faróis, lâmpadas, estofamentos, entre outros itens, devem ser adquiridos se e quando houver necessidade.

De acordo com nota da Prefeitura de Eldorado do Carajás, a aquisição dos produtos tem em vista ofertar mais segurança a alunos e motoristas do transporte escolar, uma vez que nunca antes a frota municipal passara por revisão de tal magnitude. “A medida vai aumentar a vida útil dos veículos porque a prefeitura vai investir visando obter exatamente esse resultado”, explica a administração, ressaltando que a retomada das aulas presenciais exige investimentos que priorizem o bem-estar de alunos e dos profissionais de educação.

Dívidas da gestão anterior

Os dias de Iara Braga à frente da gestão de Eldorado do Carajás têm sido de intensos desafios e superação. Ela encontrou a prefeitura atolada em dívidas. Um levantamento exclusivo do Blog do Zé Dudu junto a documentos oficiais da prefeitura mostra que a gestão anterior não efetuou pagamento da folha de dezembro do ano passado, o que obrigou Iara Braga a ter de complementar com R$ 1.429.416,78 do caixa de seu mandato para que a prefeitura ficasse em dia com seus servidores da educação.

Além disso, o município de Eldorado é alvo de, ao menos, quatro processos por descaso de gestões anteriores. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Procuradoria-Geral da República e a Justiça Federal acionaram a prefeitura por questões relacionadas ao mau uso do dinheiro público, em situações que ensejaram tomada de contas, ação por improbidade administrativa, por danos ao erário e por violação aos princípios administrativos.