Eleições 2026: debate da TV Liberal coloca frente a frente os principais candidatos ao governo do Pará

A quatro dias das eleições, Dr. Daniel Santos, Hana Ghassan e Araceli Lemos se encontram nesta terça-feira (29) em um dos momentos de maior exposição da campanha eleitoral paraense

A campanha para o governo do Pará entra definitivamente em sua reta final.

Nesta terça-feira, 29 de setembro, a TV Liberal, afiliada da TV Globo no Pará, realiza o debate entre três candidatos ao governo do estado: Dr. Daniel Santos (Podemos), Hana Ghassan (MDB) e Araceli Lemos (PSOL). 

O programa será exibido ao vivo, logo após a novela Quem Ama Cuida, com mediação da jornalista Priscila Castro. Além da TV Liberal, haverá transmissão pelo g1 Pará e pelo Globoplay.

Realizado a apenas quatro dias do primeiro turno, marcado para domingo, 4 de outubro, o encontro oferece ao eleitor uma importante oportunidade para confrontar propostas, comparar prioridades e observar como cada candidatura responde diretamente às questões colocadas durante o debate.

Três trajetórias distintas

Os três participantes chegam ao debate com experiências políticas e profissionais diferentes.

Dr. Daniel Santos (Podemos) é médico, formado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), com especialização em ginecologia e obstetrícia. Foi vereador de Ananindeua, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e prefeito de Ananindeua, antes de deixar o cargo em 2026 para disputar o governo do estado.

Hana Ghassan (MDB) é a atual governadora do Pará e candidata à reeleição. Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é auditora fiscal de carreira e possui longa trajetória na administração pública. Eleita vice-governadora em 2022, assumiu definitivamente o governo do estado em abril de 2026, após a saída de Helder Barbalho para disputar uma vaga no Senado.

Araceli Lemos (PSOL) é professora e historiadora, formada pela UFPA, com trajetória ligada à educação pública e ao movimento sindical. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), exerceu mandato como deputada estadual e comandou a Secretaria Municipal de Educação de Belém.

Um debate em momento decisivo

A realização do debate a apenas quatro dias da eleição aumenta a relevância do encontro. É um dos últimos grandes momentos da campanha em que os candidatos estarão frente a frente, diante de milhares de eleitores, apresentando propostas, respondendo a questionamentos e confrontando diferentes visões sobre o futuro do Pará.

Para o eleitor que ainda possui dúvidas, o debate pode ser especialmente importante. Para aquele que já definiu seu candidato, é também uma oportunidade de avaliar com maior profundidade as propostas e os compromissos apresentados.

Mais do que observar quem pergunta ou quem responde, o eleitor poderá analisar a consistência das propostas, a capacidade de explicar como elas poderão ser executadas e quais prioridades cada candidatura pretende estabelecer para os próximos quatro anos.

A tradição dos debates na reta final

Os debates televisivos ocupam há décadas espaço de destaque nas campanhas eleitorais brasileiras. Na TV Liberal, os encontros entre candidatos fazem parte da cobertura das eleições e tradicionalmente ganham atenção especial na reta final da disputa no Pará.

Diferentemente do horário eleitoral, em que cada campanha apresenta sua própria mensagem, o debate coloca os candidatos diante de perguntas, contrapontos e respostas em tempo real.

É nesse ambiente que questões fundamentais para o futuro do estado podem ganhar destaque.

Saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, geração de emprego e renda, desenvolvimento econômico, meio ambiente, mineração, políticas sociais, saneamento e os desafios enfrentados pelos municípios do interior estão entre os assuntos que interessam diretamente à população paraense.

O Pará possui dimensões territoriais gigantescas e realidades profundamente diferentes. Governar o estado significa administrar demandas que vão da Região Metropolitana de Belém às cidades do sudeste paraense, do Marajó ao Baixo Amazonas, do nordeste do estado às comunidades mais distantes da Amazônia paraense.

Por isso, conhecer as propostas para cada uma dessas realidades é fundamental.

É hora do leitor ouvir, comparar e tirar suas dúvidas

Mais do que um confronto político, o debate desta terça-feira representa uma oportunidade para que o cidadão conheça melhor aqueles que pretendem comandar o Poder Executivo estadual pelos próximos quatro anos.

É o momento de ouvir atentamente.

De comparar propostas.

De observar as diferenças entre os projetos apresentados.

E, principalmente, de buscar respostas para as dúvidas que ainda permanecem antes de chegar às urnas.

A quatro dias da eleição, estarão diante das câmeras três candidaturas, três trajetórias políticas e diferentes propostas para o Pará.

A escolha pertence exclusivamente ao eleitor.

O debate oferece informação para que cada cidadão faça sua própria avaliação.

Nesta terça-feira, os candidatos apresentam suas propostas.

No domingo, 4 de outubro, quem decide o futuro do Pará é o eleitor.

Carlos Magno
Jornalista – DRT/PA 2627
Filiado ao SINJOR-PA, FENAJ e FIJ

Deixe seu comentário

Posts relacionados