Eldorado dos Carajás: diretor do Detran explica operação que quase termina em tragédia

Continua depois da publicidade

Realizada em Eldorado do Carajás nos dias 24, 25 e 26 a operação do DETRAN deixou parte da população descontente. No sábado, 26, quase termina em tragédia.

O movimento de revolta contou com cerca de 300 pessoas que teriam a intenção de linchar os agentes que há três dias apreendiam veículos com documentação irregular ou conduzidos por motoristas não habilitados. Mas, segundo populares, no terceiro dia da operação os agentes começaram a cobrar propina, liberar veículos irregulares e outras ilegalidades questionadas pela população.

Os ânimos se exaltaram e populares cortaram os pneus do caminhão guincho e ameaçavam linchar os agentes de trânsito do estado. Os vereadores estiveram no local para acalmar a população e procurar uma forma pacífica para que o problema fosse resolvido.

As denúncias chegaram à Câmara Municipal do município através de populares, comerciantes e colonos que se diziam prejudicados. Diante do exposto a mesa da Câmara convidou o diretor regional do DETRAN, Valmir Oliveira Pereira, recém empossado no cargo pelo governador Jatene, a dar explicações na sessão realizada ontem, segunda-feira, 28, na Câmara Municipal de Eldorado do Carajás.

Valmir disse na Casa de Leis, na presença de vereadores e um público bastante expressivo, que seus agentes estavam cumprindo Ordem Judicial. Sobre as irregularidades ele se comprometeu a averiguar e, caso comprovadas, punir os envolvidos.

Os denunciantes não quiseram gravar entrevista por medo de represálias, mas denunciaram que os agentes do DETRAN apreenderam veículos estacionados sem a presença dos condutores e invadiram residências, oficinas e borracharias em busca de motos irregulares. Interrogados os agentes fiscalizadores negaram as acusações.

Por Francesco Costa – Eldorado dos Carajás

13 comentários em “Eldorado dos Carajás: diretor do Detran explica operação que quase termina em tragédia

  1. Nome (obrigatório) Responder

    ENGRAÇADO QUE ESSES AGENTES, OBRINHAS DE DARCI E OUTRAS COISAS QUE MAIS PARECEM MULA SEM CABEÇA SOMENTE APARECEM FINAL DE ANO…SERÁ QUE AS CAIXINHAS QUE ELS QUERM??SERÁ QUE É MARKETING DE POLÍTICO PRA NADA? PENSEM OQUE QUISEREM…EU DECIDI RUIN POR PIÓR….SOU 77!!!!!!!!!!!!!!

  2. Nome (obrigatório) Responder

    olha acho que um orgão fiscalizador deve atuar com certa dureza quando em primeiro lugar, dá condições de regularização e quando são feitas campanhas educativas e ainda quando esse orgão é eficiente na prestação de serviços como emissão e regularização de documentos como não é o caso do detran do pará. que não possui postos de atendimento em muitos municipios do estado e onde tem são precarios em estrutura e atendimento e cobram taxas das mais caras e os funcionarios que sao das peixadas nao tem preparação para atuar. acho que esse ato sem fundamento (é uma caixinha pro natal). concordo que o governo deve cobrar impostos e fiscalizar desde que isso retorne para a população em forma de obras entao acho que o erro vem do governador.

  3. Anonimo II Responder

    Agora me digam aquele que nunca foi parado por uma blitz do Detran que não pediram propina? Esta é uma realidade de nossa região, por estarmos longe da capital os agentes de trânsito deitam e rolam…
    Vamos acabar com isto, vamos dar um basta!!!
    SIM, SIM, SIM… 77, 77, 77…

  4. Paulo Henrique Responder

    A Lei tem que ser cumprida, temos que acabar com a fama que os interiores do Pará tem de Cidade sem Lei. motociclista “motoqueiro” sem capacete, sem habilitação, sem respeito nenhum ao pedestre, veículos roubados então nem se fala.

  5. Opinião Responder

    Em santaré os professores…
    Em Ourilandia e Eldorado o Detran…
    nas estradas buracos…
    em nova Ipixuna assassinato de extrativistas… É esse o Pará Grande que eles querem… por isso e muito mais sou 77.

  6. assa Responder

    Acho que dizer que os agentes invadiram casas oficinas,borracharias é no minimo absurdo,pois estamos falando de eldorado dos carajas,lugar onde a lei nao existe,se ele tivessem feito isso provavelmente estariam mortos, e como conhecedores da região eu duvido muito que tenham feito isso,falo com conhecimento de causa aquela cidade é um grande reduto de irregularidades no transito,e paradeiro da grande maioria dos veiculos roubados na região,la o normal é andar irregular,sei que os agentes não são santos. mas duvido muito que isto tenha sido motivado por causa de propina.

  7. Ourilandia do Norte Responder

    aqui em ourilandia o prefeito proibiu fazer blitz no perimetro urbano depois de constatar que os agentes juntamente com a policia só levava carro e moto de quem não pagasse propina.

    denunciou os policiais daqui varias vezes, chegou a trocar o policiamento, como viu que não adiantava. PROIBIU de fazer blitiz no municipio dele, desde então os agentes do detran de belem se acamparam em tucumã (municipio vizinho) se o prefeito tem ou não tem respaudo na lei pra fazer isso eu não sei, mas proibiu. e as proprias pessoas em consideração a isso vão se conscientizando para andar regularmente.

    ISSO É O PARÁ, bom ou ruim eu prefiro assim do que igual a Eldorado.

  8. LEITOR Responder

    Os dois lados tem culpa no cartorio, como diz o velho ditado.
    1º O Detran que poderia dar-se o exemplo a propria população, em uma série de questionamentos, uma desorganização tamanha e falta de compromisso com os que ali precisão desse orgão.
    2ª A população que teima em andar fora das normas das leis, que por sinal muitas das vezes termina se tornando caro.
    E por ultimo uma politicada que ali coloca uma série de pessoas não extruturadas de ministrar um orgão muito delicado que é o DETRAN. é um troca troca de chefe que o povo nunca viu.

  9. bideco Responder

    Caramba! O cara tá louco! Nada com nada.
    Em relação a ação do DETRAN em Eldorado, sei que há problemas de ambas as partes, principalmente da população que teima em burlar a legislação de todas as maneiras, veículos com documentos atrasados, outros nem isso tem, condutores totalmente irregulares sem habilitação e acessórios de proteção e segurança no trânsito, muita das vezes conduzindo até 4 pessoas numa motocicleta. Absurdo!!! Isso é rotineiro, sem falar que na maioria condutores menores de idade. Mais absurdo ainda.
    Em relação aos agentes do DETRAN muita arrogância, abuso de autoridade, desvio de conduta e outros adjetivos afins. Isso causa desdobramentos do tipo ocorrido em Eldorado.
    Tudo isso é a falta de uma política de organização do trânsito no município, casado com ações fiscalizadoras e educativas para sanar tais problemas.
    Neste sentido, espero que no próximo mandato do prefeito Genival do PT essa seja uma de suas prioridades de gestão.

  10. Augusto Responder

    Só pra eu entender… os professores de Santarém participaram da blitz em Eldorado? ou estavam com documentos atrasados e foram pegos pelo Detran?

  11. ademir patricio Responder

    Os professores, de Santarem, além de não conseguirem nada do que reivindicaram seus direitos, ainda irão responder a inquérito Policial mandado instaurar na Policia Civil, pela Promotora de Justiça Graça Cunha, mais os professores irão dar o troco no dia 11 de dez .

Deixe seu comentário

Posts relacionados