Economista Célio Costa afirma em Redenção: “Carajás é viável”

Continua depois da publicidade

Economista afirma que Carajás é viável (Foto: Paulo Carrion)

Cerca de 12 mil pessoas assistiram à palestra de Costa em Redenção

Dezesseis meses de estudos sobre dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e da Secretaria do Tesouro Nacional levaram o economista Célio Costa à conclusão de que a criação do Estado de Carajás é viável do ponto de vista fiscal. As avaliações foram apresentadas em Redenção, na noite da última quarta-feira, a uma plateia de cerca de 12 mil pessoas, reunidas no Espaço Cultural no centro da cidade.

“Os estudos indicam que o Estado do Carajás seria iniciado com um superávit de quase R$ 1 bilhão, portanto, há uma campanha de desinformação dos contrários à criação do Estado”, afirmou Costa, tendo também entre os ouvintes dezenas de prefeitos, vereadores, secretários municipais e presidentes de entidades.

Célio Costa tem no currículo os estudos de viabilidade à época da criação do Estado do Tocantins. Ele afirma que foi tachado como sonhador, mas que o desenrolar da divisão mostra que ela foi positiva para o Tocantins e para Goiás. “Goiás saiu da 14ª posição no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) subindo para a 9ª posição no País. Já o Tocantins tem seu desenvolvimento comprovado, com estradas, educação e saúde”, defende o economista.

Fonte: Diário do Pará, com reportagem e foto de Paulo Carrion

5 comentários em “Economista Célio Costa afirma em Redenção: “Carajás é viável”

  1. Nome (obrigatório) Responder

    E, ainda tem gente que caí num papo furado desse. Gente que nem PARAENSE É! VAMOS Derrubar vocês no plebiscito, o verdadeiro povo do PARÁ! FORA OPORTUNISTAS E FORASTEIROS!

  2. LOURIVAN GOMES Responder

    Quanto ao PIB não importa, o certo é que o povo daquela região (Tocantins) passou a ter melhor – segurança, saúde, asfalto e outros beneficios… Esqueçam numeros e lembre das pessos que sofrem com ausencia de governo. É SIM CARAJÁS É SIM TAPAJÓS.

  3. Aline Alves Responder

    Se é ruim, seria melhor então que o estado de Tocantins fosse o primeiro da lista (quem sabe assim isso seria relevante).
    Cada um faz a pesquisa que quer, e finaliza com o resultado que lhe for conveniente. Cabe a nós o censo crítico.
    SIM AO TAPAJÓS E SIM AO CaraJÁs!!!

  4. Sergio Responder

    E ele ainda se gaba de ter feito o estudo de viabilidade do Tocantins, tai a resposta o quarto estado mais pobre do Brasil.
    E tem gente que ainda acredita nele.
    Quem é essse cara perto do IPEA.

  5. George Responder

    Só esqueceu de mencionar o (PIB) do Tocantins!
    O estado ocupa a quarta colocação entre os estados que MENOS contribui para o crescimento do Brasil(0,4%).
    É o quarto estado mais pobre do Brasil!

Deixe seu comentário

Posts relacionados