Aos 86 anos, morre o poeta Ferreira Gullar

O poeta, ensaísta, crítico de arte, dramaturgo, biógrafo, tradutor e memorialista Ferreira Gullar morreu neste domingo, por volta das 11h, aos 86 anos. A informação foi confirmada pelo colunista Ancelmo …

Interpretando Camões

O Vestibular da Universidade Federal da Bahia cobrou dos candidatos a interpretação do seguinte trecho de poema de Camões: ‘Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que …

Serra Pelada

Por Chico Brito Quanta fortuna incontável lá se fez Da noite para o dia! Tudo se evaporou, Tudo se dissipou, mera fumaça! O que me adiantou Esta montanha inteira que …

Poesia

"O TRISTE CANTO DE MINHA CIDADE" Por Marcos Wesley P. Torres  ( * ) Parauapebas quem diria Com tanta riqueza que tens Faltar água e energia Pra população viver bem …

O adeus de uma folha "qualquer"

Por Ricardo Carvalho Em meio a um tumulto cotidiano que lhes era indiferente naquele momento, quatro pequenas folhas preparavam-se para um ritual de partida, veriam a mais antiga e sábia …

Insensatez

Este poema, de Vinícius de Moraes, que depois foi musicado por Toquinho, pode muito bem ser usado para expressar o atual sentimento do eleitor parauapebense, outrora morrendo de amor, agora …

Poetas da terra

SEREI LEVE – Por Chico Brito O mapa da minha vida Desenhado em minha mão Traça as linhas do minério E quem quiser me dissecar Siga os veios da hematita …

Palavra, por Chico Brito

CHICO BRITO – José Francisco de Brito, que fez carreira como administrador de empresas, entre 1970 e 1980, é também jornalista, filósofo e político. Nasceu em Itabira-MG. Nos anos 70 …

A Espada

Chico Brito   Como no princípio foi, logo depois do nada, que agora, nesta hora já madura, volte poesia a ser a absoluta criação da criatura. E a palavra lance …