Dom Eliseu: PRF apreende 85 mil maços de cigarros contrabandeados

Na mesma ação, também foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos e roupas sem nota fiscal. Os cigarros são originários da China
Caminhão estava com carregamento de cigarros, eletrodomésticos, eletrônicos e roupas contrabandeados

Continua depois da publicidade

Durante fiscalização na BR-010, em Dom Eliseu, no sudeste do Pará, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 85 maços de cigarros contrabandeados, que estavam sendo transportados em um caminhão, que estava tracionando um semirreboque. A abordagem foi feita, no último domingo (7), no km 16 da rodovia.

Segundo a PRF, ao ser questionado pelos agentes sobre as notas fiscais das cargas transportadas, o condutor apresentou à equipe um Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) informando que o produto seria cacau em grãos e castanha do Pará. O motorista também afirmou que teria recebido a carga de um desconhecido e que estaria levando a mesma para a cidade de São Paulo (SP), no sudeste do país.

No entanto, durante a abordagem para a conferência da carga e verificação se a mesma estava de acordo com a nota fiscal apresentada pelo condutor, a equipe encontrou inicialmente indícios de possíveis irregularidades como o fato de o veículo estar com o peso acima do que havia descriminado no documento fiscal.  Os policiais, então, solicitaram a abertura do baú para confrontar as mercadorias.

Ao analisar a carga, foram encontrados 85.500 maços de cigarro oriundos da República Popular da China, além da presença de 1.500 TVs Box e 15.600 peças de vestuário, dentre outras mercadorias de diversas marcas e eletrodomésticos diversos. Diante da ausência de documentação fiscal e desembaraço alfandegário, a carga e os veículos foram encaminhados à Receita Federal (RF) e o condutor foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos cabíveis.

Segundo a PRF, foram constatados, a princípio, os crimes de descaminho e contrabando.

Tina DeBord- com informações da PRF