Dia mundial da água é comemorado com evento na Câmara Municipal

Continua depois da publicidade

imageO dia mundial da água foi comemorado com um evento promovido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAEP), na última sexta-feira, 21, na Câmara Municipal de Parauapebas. A comemoração contou com a participação de centenas de pessoas, autoridades e vereadores que lotaram o Plenário da Casa de Leis. Com o tema “Água, bem de todos. Preserve-a!”, a autarquia tentou conscientizar a população quanto ao uso responsável da água.

O dia mundial da água, comemorado em 22 de março, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de promover discussões e sensibilizar as pessoas a preservar e consumir com cautela esse líquido precioso.

Na ocasião, o gestor do SAEP, Gesmar Costa, aproveitou para apresentar dados do serviço na cidade e também para pedir a colaboração de todos. Segundo ele, diversas ações foram desenvolvidas com a proposta de melhorar os serviços oferecidos e aumentar a distribuição, para levar água de qualidade a toda população no município. “Fizemos muito, mas diante da demanda reprimida ainda falta muito”.

Gesmar Costa ainda agradeceu os vereadores pela aprovação de verbas para a autarquia. “No ano passado nós não tínhamos dinheiro e a Câmara aprovou por unanimidade um crédito especial no valor de R$ 47 milhões e nós estamos fazendo muitas obras graças a esses recursos”.

O vereador Odilon Rocha (SDD), que compôs a mesa do evento representando os Casa de Leis, elogiou o desempenho do órgão. “Na gestão passada o serviço de água era o pior item na avaliação da população. Hoje o SAEP está de cara nova, com água na torneira, dando satisfação para a população. Isso só foi possível porque o prefeito Valmir Mariano deu autonomia, mas cobra ações. É isso que esperamos de todos os secretários, que eles venham trazer os resultados dos seus trabalhos. Basta querer para que as coisas possam realmente acontecer” destacou.

Estiveram presentes também os vereadores Ivanaldo Braz (SDD) e Israel Pereira, o Miquinha (PT).

Na ocasião foram realizadas duas palestras sobre a necessidade de preservação da água e também foi lançado um concurso cultural para escolha do nome de um mascote que fará parte das campanhas publicitárias e educativas da entidade. O concurso é voltado para crianças do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O resultado será divulgado no dia 9 de maio, durante as comemorações do aniversário da cidade.  (ASCOM CMP)