Dia do dentista – 25 de outubro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A saúde bucal deve esta nas mãos de ótimo profissional. No dia 25 de outubro comemora-se o dia do odontólogo, profissional especializado no estudo e tratamento dos dentes, gengivas, ossos da face, mastigação, alinhamento dos dentes, profilaxia, etc, bem como das doenças a eles relacionadas.

A primeira formação na profissão surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1840, em uma escola de Baltimore. Após sua fundação, vários profissionais puderam levar seus conhecimentos a outros lugares do mundo, expandindo a ciência.

A principal função dos dentes é prender, rasgar e triturar os alimentos, preparando-os para o processo digestivo; daí a importância de se mastigar bem tudo o que se come, para que os nutrientes sejam mais facilmente aproveitados pelo organismo.

Em cada espécie animal os dentes variam, pois aparecem de acordo com as necessidades dos mesmos. Nos carnívoros, como o homem, os dentes possuem grande resistência, somando a quantidade de 32 na fase adulta.

Por volta dos seis meses de idade aparecem os primeiros dentes, chamados de dente de leite, ou dentição provisória, que é constituída por vinte dentes. Isso porque após os quatro anos de idade as pessoas entram na fase de troca dos mesmos pela dentição definitiva.

A dentição adulta é constituída pelos incisivos e caninos, que são os dentes da frente. Logo atrás desses aparecem os pré-molares e os molares, que amassam e trituram os alimentos.

Por volta dos dezesseis anos nascem os últimos dentes, conhecidos também como dentes do juízo, os sisos. Esses dentes não têm muita utilidade, pelo contrário, nascem próximos à garganta, podendo empurrar os outros dentes, prejudicando-os e entortando-os. Por isso, os dentistas aconselham pela extração dos mesmos.

Manter a higiene da boca é importante, pois evita a procriação das bactérias em seu interior e, consequentemente, o aparecimento de cáries, inflamação nas gengivas, mau hálito, etc.

Pesquisas comprovam que o primeiro instrumento para limpar os dentes já existia há mais de cinco mil anos, tendo sido encontrado em uma tumba, no Egito Antigo. O modelo era um graveto com as pontas desfiadas, que foi copiado pelos chineses, dando o formato das escovas de hoje, porém feitos com varinhas de bambu ou osso e pelos de porco. As escovas de cerdas de nylon foram criadas pelos americanos ,em 1983.

Parabéns a todos os dentistas.

Publicidade