Defesa Civil de Tucuruí emite alerta de enchente

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil de Tucuruí emitiu alerta de enchente neste fim de semana. Em nota, o órgão ligado à Prefeitura de Tucuruí orienta a população à ficar atenta e prevenida, já que a subida do nível das águas do Rio Tocantins, bem como as previsões de fortes chuvas nos próximos dias colaboram para a situação de emergência e o nível do rio Tocantins à jusante (o fluxo normal da água, de um ponto mais alto para um ponto mais baixo) é de 9,71 metros, próximo do nível de alerta que são de 10 metros.

Com a previsão de fortes chuvas para os próximos dias, a Defesa Civil já está orientando os moradores das áreas baixas da cidade. Bairros como Matinha, Beira Rio e Santa Isabel neste momento são os principais locais que estão sendo monitorados pelo órgão a fim de evitar transtornos maiores em caso de alagamentos.

Nesta segunda-feira, 19 comportas da UHE Tucuruí estão abertas sendo a abertura média de quatro metros e o nível de vazão do vertedouro é de 25.052 metros cúbicos. O nível do lago de Tucuruí está no nível de 73,58 metros, próximo a cota máximo de 74 metros.

As equipes da Prefeitura e da Defesa Civil estão atentas aos índices do nível do rio e preparadas para atuar em casos de emergência e, nesses casos de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo fone: (94) 98170-1447.

Publicidade