Curtas

Continua depois da publicidade

Analfabetos
O IBGE divulgou os dados do Censo 2010 onde aponta os índices de analfabetismo no Brasil. O índice leva em conta apenas pessoas maiores de 15 anos que não sabem ler ou escrever nosso idioma. Os números apontam que 9,6% dos brasileiros são analfabetos. No Pará esse índice é muito superior, chegando a 11,75%.

Analfabetos II
Em Marabá a taxa de analfabetos foi de 11,36%. Apesar de muito acima do índice nacional, o município conseguiu reduzir em cerca de 28% nos últimos 10 anos. Parauapebas apresentou uma das maiores reduções no número de analfabetos nesses 10 anos. Em 2000, 16,3% da população do município era composta de analfabetos. Hoje esse índice é de 8,1%, uma queda na ordem de 50,4%.

Fecam
Começa amanhã (29), em Marabá, o XVI Fecam – Festival da Canção de Marabá – Organizado pela Secretaria de Cultura de Marabá, o evento vai até o domingo (31) e contará com cantores e músicos de todo o país. O Fecam distribuirá mais de R$35 mil em prêmios aos vencedores. Fafá de Belém será a atração nacional na noite de lançamento do festival.

Fala Cidade
Está de parabéns o radialista Nilvan Oliveira, que apresenta o programa “Fala, Cidade”, da rádio Liderança FM., que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 8:30 às 12:00 horas. Rádio jornalismo, entretenimento com a participação do ouvinte debatendo os grandes temas do dia-a-dia e muita música animam as manhãs de Parauapebas e região.

AJUFE
A Associação de juízes federais divulgou nota para defender a manutenção de 60 dias de férias para os magistrados. A nota foi motivada por declarações do ministro Peluso, que defende a redução para 30 dias. A associação afirma que a questão “foi posta de uma maneira por demais simplista e destoante com o que pensa a ampla maioria dos juízes brasileiros”.

Pesquisas
Longe ainda da temporada eleitoral, quando os candidatos deverão sair às ruas em busca de votos, começam a aparecer inúmeras pesquisas eleitorais. Em Canaã dos Carajás o prefeito Anuar Alves, o Sô, vem tendo desempenho pouquíssimo satisfatório em todas a que o Blogger teve acesso. A rejeição do “Sô” é coisa nunca antes vista na política local, e, dizem, o partido já prepara um outro nome para tentar a cobiçada prefeitura nas mãos do PDT.

Parauapebas
Por essas bandas dois candidatos arrancam na frente. Os dois, somados, ultrapassam a marca de 60% em todas as pesquisas. Enquanto isso o PT não aponta o escolhido para a sucessão de Darci. Pelo menos 4 nomes disputam a vaga petista para tentar manter a hegemonia do partido naquela que é a principal cidade governada pelo PT no Pará.

Preocupação
Há uma forte tendência de que as campanhas pelo SIM e pelo NÃO no plebiscito que será realizado no Pará em dezembro se tornem mais amenas quando forem à televisão. Os ânimos estão exaltados nas redes sociais e a preocupação é que o saldo pós-campanha traga dissabores entre as partes. Seria ótimo que as direções das frentes e a própria justiça eleitoral normatizassem o que pode e o que não pode ser postados em redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut e outros. Há de se convir que se propõe é a separação e não a aniquilação do Estado. Vamos todos usar a moderação!

2 comentários em “Curtas

  1. João Ribeiro Responder

    Com referencia à posição da AJUFE, sobre ferias de 60 dias para juizes, a mesma está correta em sua defesa, afinal a justiça do Brasil é a melhor do mundo e tudo funciona perfeitamente, os Brasileiros estao tao satisfeitos com a justiça que mesmo destoando dos demais trabalhadores que nao sao tao eficientes quanto os bravos defensores dos direitos da populaçao mesmo em detrimento dos proprios, acho que os juizes, e somente os juizes devem ter 180 dias de férias e mais 60 de recesso.

  2. Sandra de sousa Responder

    A rejeição do Prefeito de Canaã dos Carajas acredito eu ser a maior de todas as prefeituras no Brasil. So quem vive em Canaã sente na pele a Roubalheira sem limites do Prefeito e Vereadores. Um verdadeira falta de justiça. So Deus mesmo que pode dar jeito. Na justiça nem eu, nem ninguem de Canaã dos Carajás acredita mais.

Deixe seu comentário

Posts relacionados