Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Curionópolis receberam doação de itens como balanças infantis, consultório odontológico portátil, oxímetros e aparelhos de pressão entre outros itens. A doação faz parte do Ciclo Saúde Proteção Social, iniciativa da Fundação Vale, realizada em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e com o poder público municipal. O intuito do programa é contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica (SUS) e reduzir as desigualdades de acesso das populações mais vulnerabilizadas.
Desde 2022, o programa Ciclo Saúde Proteção Social já doou mais de 2 mil equipamentos para alcançar 100% das UBSs e CRASs dos oito municípios paraenses participantes: Tucumã, Ourilândia do Norte, Curionópolis, Parauapebas, Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Eldorado dos Carajás e Canaã dos Carajás.
Além da doação, o programa envolve ações de formação continuada em temáticas como saúde da mulher e saúde da pessoa com hipertensão e diabetes. Mais de 4 mil profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) e SUAS (Sistema Único de Assistência Social) já foram alcançados com as capacitações.
Em parceria com o município, foram construídos 12 equipamentos públicos nas áreas de educação, saúde e infraestrutura urbana, que contam com recursos financeiros da empresa, em atendimento a condicionante do projeto Serra Leste. Deste conjunto, foram entregues unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em quatro bairros diferentes: Chamolândia, Panorama, Centro e Bairro da Paz.
Na área de educação, foram concluídas a construção das escolas Rita Lima (Serra Pelada), JK e Santos Dumont, que somam 18 salas de aulas com quadras poliesportivas. Também as creches Dinalice Oliveira e Antonia Pimenta (Serra Pelada) dotadas de quadras poliesportivas. As ações, em atendimento à condicionante, incluíram ainda a revitalização urbana da Praça da República, a realização de macrodrenagem do canal da Avenida Amazonas e a construção do espaço gastronômico, cultural e de lazer localizado no Bairro da Paz.
(Ascom Vale)