Covid-19: Carnaval de Marabá está cancelado

Anúncio do cancelamento foi publicado em decreto e anunciado em coletiva, junto com novas restrições quanto ao funcionamento de bares e restaurantes
Autoridades da segurança e da saúde anunciaram o cancelamento do carnaval em Marabá/Foto: Divulgação

Continua depois da publicidade

O carnaval oficial de Marabá está devidamente cancelado em função do recrudescimento dos casos de coronavírus no município. O anúncio do cancelamento do carnaval foi dado durante coletiva de Imprensa realizada na manhã de hoje (15), mas já estava chancelado pelo Decreto Municipal Nº 150, publicado ontem.

Coube ao secretário municipal de Segurança Institucional, Jair Guimarães, confirmar o cancelamento. “Carnaval está proibido, não via acontecer, nem oficial, nem oficioso, nem nos lares as pessoas poderão estar se aglomerando”, afirmou, acrescentando que o decreto prevê também a proibição dos populares blocos de rua. “Tudo isso tem o fito de salvaguardar a vida das pessoas”

Na mesma coletiva também ficou definido que bares, restaurantes e casas noturnas terão horário de funcionamento e capacidade de atendimento reduzidos. O funcionamento será somente até a meia-noite (e não mais às 2h da manhã como antes) e os estabelecimentos só poderão abrigar 50% de sua capacidade de público, conforme explicou Daniel Soares, coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária (DIVISA) do município.

Além disso, carros com sons automotivos serão guinchados se estiverem perturbando a ordem pública. Para isso, a polícia estará nas ruas, conforme alerta o coronel Sabbá, comandante do CPR-II – 2º Comando de Policiamento Regional.

Por outro lado, delegado Thiago Carneiro, superintendente regional de Polícia Civil, disse que a polícia de Marabá está de luto pelo falecimento de um dos seus investigadores, Salomão Martins da Silva, vítima de Covid-19, por isso ele apela à população que leve a doença a sério.

De fato, o coronavírus precisa ser levado a sério: Marabá já ultrapassa os 12,2 mil casos, já registrou 246 mortes e está com taxa de ocupação de 97% dos leitos de UTI específicos para pacientes de covid-19. Além disso, o município registrou 1.960 casos nos últimos 30 dias.