COP30: Sistema B realiza evento de aquecimento entre 3 e 5 de setembro

Com mais de 650 inscritos e delegações de 20 países, evento visa conectar comunidades, empresas e lideranças globais em torno de soluções concretas para desafios sociais e ambientais

Continua depois da publicidade

O Sistema B, comunidade global de líderes por um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta, anuncia o Encontro+B Amazônia 2025. A sexta edição do evento será realizada nos dias 3, 4 e 5 de setembro, em Belém do Pará, e reunirá líderes empresariais, comunidades, organizações aliadas e cidadãos sob o lema “A raiz do futuro”.

Considerado o evento mais transcendental do movimento global na América Latina e Caribe, o Encontro+B Amazônia será um marco no caminho rumo à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30). Com mais de 650 inscritos e delegações de 20 países, o objetivo é mobilizar todas as pessoas envolvidas e interessadas em enfrentar os desafios mais críticos da sociedade e inspirar soluções transformadoras.

“A escolha de Belém como sede é estratégica e simbólica. A Amazônia é um território-chave para o futuro do planeta. Ao antecipar a COP30, o Sistema B Brasil reafirma a proatividade e protagonismo em impulsionar o reconhecimento de bem-estar da sociedade e do planeta, além do êxito financeiro das empresas e atua na ativação e fortalecimento das vozes, saberes e ações locais”, afirma Cinthia Gherardi, co-CEO do Sistema B Brasil. “Vamos conectar comunidades, empresas e lideranças globais em torno de soluções concretas para os desafios sociais e ambientais”.

Diretora de Sustentabilidade da Natura, Angela Pinhati resume a importância do evento: “A Natura, primeira empresa de capital aberto a obter a certificação da Empresa B, atua na Amazônia há 25 anos em uma parceria que beneficia mais de 10 mil famílias e ajuda a conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. Estar no Encontro+B é reafirmar essa relação como prova de que a sociobioeconomia é a chave para o desenvolvimento regenerativo de pessoas, da natureza e dos negócios”.

“Engajada no movimento de Empresas B desde 2020, a Gerdau, com sua participação no Encontro+B, reafirma seu compromisso centenário em contribuir para resolver os desafios da sociedade, promovendo um impacto positivo nas regiões onde está presente”, afirma Paulo Boneff, líder global de Desenvolvimento Organizacional, Diversidade e Responsabilidade Social da produtora de aço Gerdau. “Como uma empresa brasileira, a Gerdau tem a sustentabilidade no centro de sua estratégia de negócios e não poderia ficar de fora deste importante encontro, para fomentar o ecossistema de empresas com um objetivo comum: transformar a realidade a partir do mercado, com impacto coletivo e compromisso em construir um mundo melhor”.

Sobre o Encontro+B

Em termos práticos, a programação envolve experiências, workshops, painéis, arte, cultura e espaços de cocriação do qual participam representantes de todos os setores — lideranças empresariais, comunidades indígenas, governos, organizações da sociedade civil, investidores de impacto e acadêmicos.

Organizado desde 2016, o Encontro+B já passou por países como Colômbia, Chile e Argentina. Em sua última edição, em 2023, levou mais de 850 pessoas de 27 países para Monterrey, no México, incluindo representantes do B Lab global, empresas B, investidores de impacto e lideranças sociais. A edição marcou o retorno após quatro anos de pausa e renovou o compromisso do Movimento B com a ação coletiva e a regeneração.

Este ano o evento acontece na Universidade Federal do Pará (UFPA), parceira institucional e maior universidade do Brasil em número de alunos. O foco é gerar impacto global ao enviar uma mensagem potente à comunidade internacional; impacto local, ao envolver as comunidades amazônicas na cocriação do evento; e impacto nos participantes, que vivenciam uma experiência transformadora, orientada por conexões reais, inspiração e engajamento com soluções de triplo impacto. 

O Nodo de Inovação Econômica participa como patrocinador Ouro, impulsionando e dando visibilidade à urgência de propiciar espaços de encontro para o aprendizado conjunto, para a ação, e de propiciar alianças entre a educação, as empresas, o setor público e social. O projeto tem como sócios fundadores o International Development Research Centre (IDRC) e o Sistema B Uruguai (SBU).

Programação

Já estão confirmadas delegações de 14 países, com representantes de empresas, sociedade civil e governo. Serão três dias de atividades, incluindo plenárias, sessões simultâneas, rodas de conversa, cultura amazônica e uma imersão no território no Dia da Amazônia.

“Acreditamos que a incorporação do compromisso com o meio ambiente da América Latina nos principais debates nos permite tornar visíveis e promover soluções que já estão produzindo resultados nas comunidades locais”, diz Joaquín Basanta, da Agro Sustentable.

Nesta quarta-feira, 3 de setembro, a programação terá como tema “Amazônia elevando o nível”, com a ancestralidade como inspiração para negócios, comunidade do cuidado e evolução dos padrões empresariais. Haverá sessões simultâneas sobre justiça, diversidade, direitos humanos, clima, propósito, trabalho justo, gestão ambiental e ação coletiva.

No dia seguinte, a pauta será “Ação coletiva – uma mensagem para o mundo”, com casos de Empresas B, ações de restauração, inteligência artificial e Amazônia, além de sessões sobre ações coletivas, finanças sustentáveis e legado para a COP30.

Já no último dia do encontro, será celebrado o Dia da Amazônia, com experiências imersivas na cidade para viver a Amazônia na Amazônia.

Entre os palestrantes confirmados para o evento estão Gonzalo Muñoz, embaixador de Ação Climática da Organização das Nações Unidas (ONU) na COP25 e cofundador do Sistema B; Jay Coen Gilbert, cofundador do B Lab; Pedro Tarak, cofundador do Sistema B; e Ursula Vidal, secretária de Cultura do Estado do Pará.

“O Encontro+B Amazônia 2025 reúne conhecimento ancestral e inovação empresarial, o global e o local. Será um catalisador de alianças que podem transformar a maneira como fazemos negócios e cuidamos do planeta”, finaliza Jéssica Silva, co-CEO do Sistema B Brasil.

Serviço

Encontro+B Amazônia 2025

  • Data: 3, 4 e 5 de setembro de 2025
  • Local: Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, Pará, Brasil
  • Ingressos: www.encontrob.com 
  • Informações: encuentrob@sistemab.org 

Sobre o Sistema B Brasil 

O Sistema B Brasil faz parte de um movimento global de líderes que estão repensando o modelo econômico por meio de três premissas fundamentais: inclusão, equidade e regeneração. A proposta é gerar impacto positivo, social e ambiental.

A organização trabalha com empresas que buscam o selo de certificação B, uma chancela de alto desempenho em critérios de sustentabilidade, transparência e responsabilidade social. Além da certificação, o Sistema B oferece iniciativas educacionais e suporte para que empresas integrem práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). O objetivo é fortalecer e inspirar novas organizações a se engajarem no movimento por uma economia mais inclusiva e regenerativa no Brasil e no mundo.

1 comentário em “COP30: Sistema B realiza evento de aquecimento entre 3 e 5 de setembro

  1. Carl Guter Responder

    Me admiro muito vcs desse jornal, estar a serviço de uma família, a Barbalho, que dispensa comentários positivos e vem destruindo nosso amado e sofrível Estado do Pará, e ainda mais, são alinhados ao ladrão de nove dedos, aos bandidos de toga e o fórum de São Paulo, que conta também com grupos do PCC e CV!. Vocês anojam o povo trabalhador de Pebas e mesmo os de fora que lá estão !. Parem de dizer, que aquela mulher está despontando nas pesquisas para governo daqui do Pará. Chega de contribuir para por no fundo do posso, ainda mais nosso Brasil e Pará. Parem de mentir sobre pesquisas eleitorais, ou estão recebendo dinheiro desse desgovernador daqui, que está afundando nosso sofrível Pará?

Deixe seu comentário

Posts relacionados