Cooperativismo é tema de evento entre IFPA Campus de Tucuruí e OCB

O evento acontece a partir das 18h, em live transmitida na página do Facebook da instituição, contando com a participação de representantes do instituto e várias outras entidades
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Hoje (16) e amanhã, sexta-feira (17), acontece a 1ª Resenha do Núcleo Integrado de Pesquisas e Projetos de Engenharia (NIPE) do Campus do IFPA (Instituto Federal do Pará) de Tucuruí e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), com o tema “Diagnóstico do Cooperativismo em Tucuruí e entorno”. O objetivo é incentivar e fortalecer o cooperativismo entre a comunidade acadêmica do Instituto e também a população da região de Tucuruí

O evento acontece a partir das 18h, em live transmitida na página do Facebook da instituição, @ifpa.tucurui, contando com a participação de representantes do instituto, bancos, meios de comunicação, secretarias municipais, cooperativas e organizações ligadas ao cooperativismo.

De acordo com o coordenador do NIPE e mediador do evento, o professor e engenheiro Midson César, o objetivo da Resenha é diagnosticar a situação do cooperativismo na região. Assim, serão organizadas as discussões de temas ligados ao cooperativismo, tendo como convidados as cooperativas, bancos, prefeituras e outras organizações, para entender a realidade local, suas dificuldades, experiências de sucesso e as políticas públicas dos municípios voltadas a esse segmento.

Já em um segundo momento, com base nesse diagnóstico, serão desenhados os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área do cooperativismo, os quais contribuirão qualificando a mão de obra local, fortalecendo o setor na região e atraindo investimentos.

Parceria entre IFPA e OCB

O IFPA Campus Tucuruí e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) firmam parceria para incentivar e fortalecer o cooperativismo entre a comunidade acadêmica do Instituto e também a população da região de Tucuruí. Além do diagnóstico sobre o cooperativismo e a elaboração de cursos FIC, o Instituto estuda a inclusão da disciplina de “Empreendedorismo e Cooperativismo” na grade curricular de seus cursos.

Com a ajuda da OCB, pretende-se realizar a capacitação dos professores locais para se tornarem multiplicadores dos conhecimentos sobre cooperativismo. Além disso, há também a intenção de auxiliar na organização dos produtores que atuam em diversos segmentos, como a piscicultura, por exemplo, entre outros.

A parceria também prevê a instalação da OCB em um dos prédios do Instituto (localizado na Rua Salto Santiago, em frente à praça da Vila Permanente), espaço onde já se encontram outras instituições, como o Consócio dos Municípios Paraenses Alagados pelo Rio Tocantins (Compart), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e o NIPE. A ideia é transformar esse Núcleo em um centro de referência para o desenvolvimento regional.

(Antonio Barroso)