Cooperativas de produtores de Canaã dos Carajás passam por capacitação

O projeto quer dar condições aos produtores para captar recursos de acordo com novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

Continua depois da publicidade

Cerca de 70 membros de associações de produtores de Canaã dos Carajás participaram nesta sexta-feira, 6, do evento promovido pela Agência Canaã e Vale. O encontro faz parte do projeto de Apoio ao Associativismo e Cooperativismo com diagnóstico situacional e adequação a Lei nº 13.019/2014, Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, para captação de recursos.  

A coordenadora do Ateliê Fio de Ouro, Claudia Oliveira, que também é uma das lideranças da comunidade da Vila Bom Jesus, destacou os benefícios da ação que favorece a geração de trabalho e renda para as comunidades da zona rural. “O encontro de cooperativismo foi muito bom para nós, tiramos muitas dúvidas e vai somar para que a gente venha a abrir nossa cooperativa”. Além da Vila Bom Jesus, estiveram presentes lideranças e produtores das comunidades da Vila Ouro Verde, Vila Feitosa, Vila Planalto, Cedere 1 e Nova Jerusalém. No encontro também estavam presentes, representantes da Organização das Cooperativas do Brasil.

Essa é mais uma etapa da ação que começou em outubro de 2019, quando as associações receberam capacitação, consultoria e assessoria contábil. No mês passado, representantes das Associações de Produtores da Vila Nova Jerusalém, Américo Santana, Vila Feitosa e Vila Planalto, receberam a documentação necessária para fechar convênios com o poder público e iniciativa privada, além de estarem aptos a captar recursos em âmbito federal para executar projetos que beneficiarão mais de 200 famílias associadas.  O trabalho permitiu que os estatutos sociais dessas entidades fossem revisados e o inventário de bens, com todo o patrimônio, fosse catalogado.