Contra novo coronavírus IFPA de Conceição do Araguaia começa a medir temperatura

O diretor explica que adotou medidas para acesso presencial à instituição porque o IFPA preza pela saúde dos servidores, discentes, funcionários terceirizados e demais usuários

Continua depois da publicidade

O Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Conceição do Araguaia – iniciou a aferição da temperatura corporal no portão de acesso à instituição como mais uma medida de enfrentamento da covid-19, além de reforçar as orientações e a prevenção contra o novo coronavírus.

O Protocolo de Biossegurança do IFPA (Portaria N° 185/2020) estabelece em seu parágrafo único que é vedada a entrada ou a permanência de pessoa com sintomas da Covid-19 ou com temperatura igual ou superior a 37,5º C no campus Conceição do Araguaia, constatada na barreira sanitária na entrada da instituição.

Em nota, publicada em 14 de setembro de 2020, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclarece que o termômetro infravermelho usado para medição de temperatura corporal usa um sensor passivo para detectar a radiação infravermelha emitida pelo calor do corpo, e não emite radiação, sendo a aferição inofensiva ao ser humano.

Conforme orientação da Anvisa, o local correto para aferição da temperatura é exclusivamente a testa, a fim de garantir a precisão da medida.

A veiculação de que a medição de temperatura por termômetro infravermelho direcionada à testa pode causar malefícios ao ser humano é fruto de notícias falsas (fake news). Além do uso do equipamento ser inofensivo à saúde, o órgão informou, ainda, que “esses produtos não emitem radiação, somente captam o calor emitido pelo corpo humano na forma de radiação infravermelha”.

Ainda segundo o artigo 12 do Protocolo de Biossegurança do IFPA, em casos de contato domiciliar ou contato próximo com pessoas que tenham testado positivo para Covid-19 ou casos suspeitos, deve-se manter o isolamento domiciliar e informar o Campus Conceição do Araguaia através do e-mail: ssqv.cda@ifpa.edu.br ou telefone (94) 991611014.

“Segurança sempre foi uma premissa pra nós. Por isso adotamos medidas para acesso presencial à instituição porque prezamos a saúde dos nossos servidores, discentes, funcionários terceirizados e demais usuários aos ambientes internos do Campus e todos são orientados a higienizar as mãos e a colocar a máscara”, destacou o diretor geral do Campus Vítor Barbosa.

(Fonte: Ascom IFPA Conceição)