Conceição do Araguaia: Campus do IFPA vai lançar II edição do Manual do Enem

Esta edição, assim como a primeira, atualiza dados gerais e específicos sobre o certame que se torna fundamental à preparação e ao diagnóstico geral das exigências para a formação do alunado
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A segunda edição do Manual do Enem tem previsão de lançamento para o próximo dia 6 de julho, foca na progressão da estrutura intelectual, física e humana/psicológica dos nossos alunos, no que se refere à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A equipe que desenvolveu o Manual do Enem 2021 é composta por professores, alunos e profissionais da educação, tais como psicólogas, assistente social, intérpretes de Libras e nutricionista. Essa equipe conta principalmente com o pessoal do IFPA Campus Conceição do Araguaia, mas também com colaboradores que não pertencem ao campus e de outras instituições.

Esta edição, assim como a primeira, atualiza dados gerais e específicos sobre o certame que se torna fundamental à preparação bem sucedida e ao diagnóstico geral das exigências para a formação do alunado, com vistas ao ensino superior.

O novo manual foi elaborado a partir do aperfeiçoamento do material até então executado, assim como para a atualização dos dados com relação à prova que foi aplicada em janeiro deste ano, segundo a professora Janaína Picolo, uma das coordenadoras do projeto do Manual do Enem.

A primeira edição do Manual, lançada em 2020, foi um marco para a organização do projeto que pôde, pela primeira vez, se organizar e visualizar a finalização do projeto com a publicação do manual e o tão esperado alcance dos objetivos.

No entanto, já naquele momento, os coordenadores notaram que poderiam melhorar o Manual em vários aspectos. Assim, este ano será totalmente traduzido e interpretado em Libras, ação que é um marco para a comunidade surda brasileira, que é carente de orientações em exames vestibulares como um todo.

Além disso, traz informações gerais para diversos públicos compostos por pessoas com deficiência: deficiência auditiva, visual, intelectual, física e transtornos globais do desenvolvimento. Para conferir o site do Manual do Enem, visite a página www.manualdoenemifpa.com.br e confira tudo!

(Fonte: Ascom IFPA – Conceição)