Parauapebas

Complexo VS 10 ganha Escola de Educação Infantil

A Escola Municipal de Ensino Infantil “Aurino Gonçalves dos Santos” tem capacidade para 500 alunos e vai abrigar 15 turmas que estudavam em um anexo da Escola Dona Rosa

A nova escola dará melhores condições para 15 turmas que estudavam em um anexo da Escola Dona Rosa, que se juntarão a outras nove turmas e todas estudarão na nova unidade escolar, que leva o nome de um morador pioneiro naquele Complexo de Bairros VS 10.

Trata-se de da Escola Municipal de Ensino Infantil “Aurino Gonçalves dos Santos”, inaugurada na manhã de sexta-feira (7), quando contou com a presença de vários secretários do governo municipal, do prefeito Darci Lermen, do presidente da Câmara Municipal, Luís Castilho, e dezenas moradores daquele Complexo de Bairros.

Além da escola, ora inaugurada, outras cinco creches estão em execução, sendo quatro delas em parceria com o FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O processo para construção da Escola “Mário Lago”, no Bairro Jardim Planalto, também no Complexo de Bairros VS 10, já foi iniciado. Outro benefício, na área da Educação e que aquele complexo de bairros irá receber´, a partir do início do segundo semestre, o Cepeja (Centro de Ensino Personalizado do 6º ao 9º ano para Educação de Jovens e Adultos, que estará com matrículas abertas a partir do dia 17, devendo funcionar no antigo Anexo da Escola Dona Rosa; na Rua 2, Quadra A, Lote 3, Bairro São Luís II.

“Como agente público fico muito feliz quando vou a uma inauguração. Fico mais feliz ainda quando a obra inaugurada é uma unidade escolar, pois, vejo ali a chave do futuro das pessoas onde elas têm a possibilidade de se transformar e ter direcionamento”, afirmou o vereador Luís Castilho, dando ainda como mais importante a entrega de tal obra, por tratar-se de uma região carente dos equipamentos públicos.

Para o prefeito Darci Lermen, trata-se de um grande feito não só para a população, mas, também para ele, como gestor público. “Temos muito a fazer para este complexo de bairros. Aliás, já estamos fazendo”, afirmou Darci, citando a Escolinha de Futebol comandada pela Semel (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), o asfaltamento com drenagem e também a implantação do Cepeja que, segundo ele, contemplará outra faixa etária da população.  

 De acordo com o prefeito, aquele complexo de bairro é “a menina dos olhos” de seu governo, motivo pelo qual, segundo ele, fez questão de construir uma escola moderna e com estrutura de alta qualidade, com capacidade para receber um total de 550 alunos, oriundos de cerca de 30 bairros do complexo VS10, entre eles: Planalto, Bom Jesus, Califórnia, São Luís, São Lucas, Brasília, Boa Esperança, Raio do Sol e o próprio Parque das Nações; distribuídos em dois turnos em 12 salas de aulas. “Na segunda-feira as portas das escolas estarão abertas para todos que desejarem ver seus filhos estudando com conforto”, convidou Darci.

Aprovada por quem será beneficiado

A nova escola foi erguida em um prédio com 2.446,56 metros quadrados, tendo 12 salas de aulas, sala de leitura, sala multiuso, brinquedoteca, playground, refeitório, cozinha, pátio coberto, bloco administrativo e banheiros acessíveis; estrutura visitada por muitos pais que aprovaram o que viram.

Mírian Santos é filha do homenageado, Aurino Gonçalves dos Santos. Ela nasceu naquele complexo de bairros, assim como seus quatro filhos. “Meus filhos terão o privilégio de estudar nesta escola que, além de levar o nome do avô deles, tem uma excelente estrutura para atendê-los”, comemora.

Outra que esteve na inauguração e aprovou o que viu é Daiane da Silva. Ela é mãe de Emanuele, de quaro anos de idade, que será ali matriculada. “Esta nova escola chega em ótimo momento. A outra era bem pequena e não oferecia as mínimas condições para as crianças. Enquanto que aqui tem espaço suficiente e cara de escola”, afirma.

Deixe seu comentário