Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 22/05/2014

Continua depois da publicidade

Turnê da MPB
A turnê do Prêmio da Música Brasileira chega hoje a Belém. O evento acontece no Theatro da Paz.às 21 horas. Nomes conhecidos no mundo artístico, como Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Mariene de Castro, Zélia Duncan, Dudu Nobre e Altay Veloso interpretam grandes sucessos do samba, tema homenageado pelo evento em 2014.  A cantora paraense Gigi Furtado será a artista convidada. No domingo, 25, a turnê chega a Parauapebas onde o evento acontece na Praça de Eventos, em frente a antiga Câmara Municipal às 20 horas.

Palestra
O geólogo Breno Augusto dos Santos, que descobriu a primeira jazida de minério de ferro na Serra dos Carajás, em 1967, proferirá palestra em Parauapebas com o tema: “Carajás: um caso histórico”. A palestra realizar-se-á no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (CEUP), às 19h, quando serão contados detalhes da grande descoberta que culminou com a criação da cidade de Parauapebas. O evento faz parte da programação da Secult para a implantação do Museu Municipal.

Estuprador
O enfermeiro Adams Almeida Gomes, acusado de ter estuprado uma paciente quando a mesma deu entrada no Hospital Municipal de Parauapebas, há um ano, foi condenado pelo juiz titular da Vara Penal da Comarca de Parauapebas a nove anos de reclusão em regime fechado. Durante as oitivas das testemunhas ficou evidenciado que Adams havia estuprado uma outra mulher, desta feita uma colega de serviço. Adams dopava as vítimas sob a alegação de estar efetuando a prescrição médica, e depois as estuprava.  

Mulher
Nos dias 16 e 17 de maio, aconteceu no auditório da Prefeitura de Parauapebas a 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, sob o tema “A mulher em movimento: A trajetória da mulher em lutas sociais”. O evento teve por objetivos propor diretrizes e prioridades para políticas municipais direcionadas às mulheres, além de aprovar e dar publicidade às resoluções que constarão no Plano Municipal de Políticas para Mulheres.

Mulher II
Nos dois dias de programação, que contou com a participação da coordenadora estadual de Promoções dos Direitos da Mulher, Maria Trindade, foi feita uma avaliação da realidade social, econômica, política e cultural, e discutido, em eixos temáticos, o fortalecimento da rede de atendimento à mulher e de organizações de controle social, saúde das mulheres, direitos sexuais, enfrentamento de violência e a participação da mulher de Parauapebas nos espaços de poder.

Oficina
De 28 a 30 de maio, Sespa e Semsa promovem uma oficina de capacitação sobre “Vigilância e Prevenção de Violência e Acidentes”. O evento será no CEUP, em Parauapebas. A capacitação é voltada aos profissionais de saúde, assistência social e educação do serviço público, além de ONGs e sociedade civil. Cerca de quarenta pessoas de Parauapebas e representantes da Sespa participarão da oficina, que acontece através de uma parceria entre as coordenações de saúde do adolescente e jovem da Semsa e da Sespa.

Prefeitura nos bairros
No sábado, 24, a prefeitura de Parauapebas promove a Ação Prefeitura nos bairros. Desta feita será na na Escola Eurides Santana, no bairro Rio Verde, quando serão ofertados serviços como agendamento para carteira de trabalho e identidade; consultas com clínico geral, pediatra, ginecologista, dentista, exames diversos, corte de cabelo, maquiagem e entrega de mudas. O evento será aberto às 8 horas com um café da manhã com prefeito Valmir Mariano.

Deixe seu comentário

Posts relacionados