Coluna do Chico Brito

Continua depois da publicidade

Chico Brito 2NA CHUVA
De volta ao teclado. Feliz 2011 para todos. E vamos aos comentários necessários neste início de ano. Na madrugada do dia 07 dei de cara com uma fila de pais, mães, crianças e até avós na calçada da escola Chico Mendes. Uma chuva torrencial caía. Eram pessoas que tentavam matricular seus filhos naquele estabelecimento. Fiquei com vergonha.

OUT DOOR
É que ali bem perto, em um outdoor pago com dinheiro da educação, o Secretário parabenizava-se e parabenizava o município por um prêmio de eficiência que lhe teria sido dado (não diz por que instituição ou por quem), como grande gestor nessa pasta. Conclui-se que uma grande gestão se alcança com filas de madrugada, turnos intermediários, escolas sucateadas etc, no segundo mais rico município do país.

FULEROCRACIA
Para eles é justiça social a multiplicação da pobreza de espírito. De verdade isto é a ditadura do poder da incompetência. O raciocínio é este: se os incompetentes são a maioria, quem tem que assumir os cargos de comando são os próprios incompetentes. A meritocracia é injusta por que privilegia uma nata, uma minoria, uns poucos. E assim os parâmetros que utilizam são os do rés do chão, os lá de baixo.

FAJUTOCRACIA
Além de se medirem pelos piores ainda nos vêm com a compra de premiações. E o fato é que com isto estamos afundando cada vez mais na má qualidade de tudo em Parauapebas, por que a Educação não incentiva nem a própria vontade de se obter educação. Premia, defende o ruim e desencoraja o mérito, o desejo de aprender, o desafio da superação. Eles estão criando uma geração falida.

ROC, ROC, ROC
O conterrâneo, parceiro e amigo de Darci, Roc da Loja de Materiais de Construção, é quem foi chamado agora para mais pertinho. A discussão que isto gerou na cidade é sobre o caminhão limpa fossa, quem é seu verdadeiro proprietário, seu contrato com a PMP, coisas de laranjal. Por que Secretário não pode ter contratos de qualquer natureza com a prefeitura. É crime.

A FOTO, A FESTA
Na posse de Dilma Rousseff eles estavam felizes e muito à vontade. Era a corja que dominou a cena no governo Lula: Zé Dirceu do Mensalão, Genoíno da cueca, Renan Calheiros, Severino Cavalcante, Erenice Guerra, Color de Melo, e toda a camarilha. E quando escaneei e refinei as fotos, onde apareciam umas sombras, deu para ver lá presentes também o Janene e até PC Farias. Rindo com todos os dentes.

TURISMO
Quem também circulava feliz entre os convidados, distribuindo passagens aéreas e estadias gratuitas nos motéis de Las Vegas e nos rendez-vous de Paris era o octogenário Pedro Novais, já torrando por conta as verbas de seu Ministério, o de Turismo.Uma amiga nossa foi convidada para a Turma do Pedro. Pedro Nãovais, como ele é conhecido no Maranhão. A gente disse, “Não vai!” Mas ela foi. Ô trocadilho infame!

SEM HOMOFOBIA
Como os velhos imperadores romanos: o que deu em Lula foi uma paixão aloprada e avassaladora por Cesare Batisti. Mesmo ele já meio careca.

[ad code=6 align=center]

9 comentários em “Coluna do Chico Brito

  1. francisco Responder

    Porque vc nao mostra sua cara,deve ser bem uma dessas professoras que se acham dona da razao,e nao consegue passar em um concurso publico,nao sou analfabeto e nem cego,12 escolas foram construidas, e vem mais.AGUARDE…

  2. Sandoval Andrade Responder

    Ei Chico, parabéns pelos seus comentários. Falando da indicação do conterraneo e companheiro de canastra do nosso Viajado prefeito o Sr. Roque da DM, pelo que sabemos ele não tem não é só um limpa fossa não, podem investigar que ele tem mais uns dois ou tres caminhões prestando serviço a Prefeitura lotados na Clean que será gerenciada por ele mesmo. Assim é bom demais não é?

  3. Gleydson Responder

    No seu post sobre Turismo, você fala de uma amiga sua que vai trabalhar no Ministério de Educação, se ela é Bel Mesquita, não se preocupe ela é farinha do mesmo saco. Afinal ela ja aceitou o convite com todo gosto, quem não quer uma boquinha não é mesmo? Ela vai aproveitar ja que perdeu pra Prefeitura e pra Deputada. Tadinha. Aproveitava e levava o Darci Junto pra fazer o pacote completo.

    Sera que você Zé Dudu vai publicar esse post, uns três amigos diferentes me falaram que você não publicou os post deles só porque não falavam bem da Bel Mesquita. Espero que sim, afinal tem que ser DEMOCRATICO com todo mundo não é mesmo? E parabéns pelo blog, leio sempre!!!

  4. Leitora Responder

    Seu Francisco, tomara que eles “contrua” uma pro Senhor. Com todo o respeito aos alfabetizados/analfabetos, o Senhor está precisando de uma para melhorar seus posts. Quanto erro, hein????

  5. francisco Responder

    ou companeiros vcs esqueceram que Darci ja contruiu 12 escolas,5 so na zona urbana,parauapebas cresce rapido,pois em muito meio de vida,e se tem e porque as pessoas acreditam na administraçao.Nao esquenta esse ano tem mais 4 escolas para serem construidas,ai eu quero ver o que vc vai falar.

  6. Daniel Responder

    Isso sem falar na vergonha de termos em nosso municipio, escolas que funcionam em imovéis alugados, quem acredita em um premio desses? rsrs acorda PT e larga o osso. Alguém ai faz idéia de quantos predios essa educaçao de qualidade alugou esse ano? Onde está a grana do povo!!!

  7. Manoel Responder

    Chico Brito, eu também fiquei muito envergonhado com a fila na escola Chico Mendes, onde está a consideração pelas pessoas, pelo indíviduo, onde está a humanização na Educação… acho que passa pelos bordéis, pra quem possa entender.
    Pra quem não entende o que quis dizer, vou dize-lo de outra forma. Não é possível que não exista outra fórmula para as pessoas garantirem vaga para seus filhos a não ser ter de passar a madrugada na fila, nesse tempo de inverno.
    Queria dar aki sugestão pra este Secretário Desumano, mas não vou faze-lo de graça, se ele quiser que peça sugestão aki neste blog e nesta coluna.
    Com tantos assessores e nem uma solução, acho que os premios fajutos estão lhe subindo a cabeça e so pensa nisso, e não no bem estar dos pais dos alunos, que serão o futuro da nação. É, a coisa tá feia Chico Brito.

Deixe seu comentário

Posts relacionados