CNA Card, o cartão do produtor rural, chega ao Pará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), apresentaram, por ocasião do 38º Encontro Ruralista: “Pará Terra de Oportunidades”, o novo cartão do produtor rural, CNA Card. A apresentação aconteceu nesta quinta-feira, dia 21, às 17h, no auditório do Palácio da Agricultura, edifício sede do Sistema FAEPA.

O CNA Card é um projeto inovador da CNA, que permitirá a emissão de documentos como Guia de Trânsito Animal (GTA), Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Nota Fiscal via internet. Com o CNA Card, os produtores também terão acesso a convênios com descontos em compras e serviços, eventos do setor agropecuário, cursos, treinamentos e outros benefícios. Ele está integrado com programas como Certificação Sisbov, Automação dos Processos de Manejo, Gestão em Tempo Real e Geoprocessamento.

“O cartão vai facilitar a vida dos agricultores, permitindo que eles economizem dinheiro, ganhem tempo e possam gerenciar melhor suas propriedades”, afirma Carlos Xavier, presidente do Sistema FAEPA. 

Todas as operações realizadas com o Cartão do Produtor poderão ser feitas eletronicamente, sem que os produtores rurais precisem se deslocar de suas propriedades. As solicitações de documentos podem ser feitas via computador, smartphones, tablets, terminais móveis eletrônicos ou qualquer outro dispositivo. A solicitação será autenticada e direcionada por uma central, que encaminhará os dados para as agências de defesa e as Secretarias de Fazendas, que emitirão as guias ou liberarão os pagamentos, dependendo do tipo de tipo de serviço solicitado. No caso de pagamentos, após a confirmação, o sistema libera o documento para impressão. Para facilitar o acesso dos produtores aos serviços oferecidos. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR oferecerá treinamento aos multiplicadores que trabalham nos Estados.

Segundo o presidente da FAEPA, o cartão vai garantir a melhora da gestão e análise de risco das propriedades rurais. O produtor terá acesso aos sistemas de controle dos processos produtivos e vacinas e de rastreabilidade. Facilitará, também, a contratação do seguro rural , afirma. A base de dados do CNA Card está integrada com a base de dados única da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Dessa forma, o cartão também dará acesso aos programas de Certificação Sisbov, Automação dos Processos de Manejo, Gestão em Tempo Real e Geoprocessamento.

Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA

%d blogueiros gostam disto: