Clube do Remo perde para o Serra-ES e é eliminado ainda na 1ª fase da Copa do Brasil

O Leão Azul pressionou no final, mas não conseguiu o empate e está fora da competição

Continua depois da publicidade

O Clube do Remo encarou o Serra-ES na noite desta quarta-feira (13) pela 1ª fase da Copa do Brasil e acabou sendo surpreendido pelo modesto time capixaba. Atuando no acanhado Estádio Municipal Roberto Siqueira Costa, o Robertão, em Serra, no Espírito Santo, o Leão Azul acabou derrotado, por 1 a 0, e foi precocemente eliminado da competição nacional. O único da partida foi assinalado pelo atacante Rael, de cabeça, aos seis minutos do segundo tempo.

A eliminação do Remo foi frustrante para o clube, que deixou de receber uma cota de R$ 625 mil, valor que a CBF repassa para os clubes que avançam para a 2ª fase, além de não jogar contra o Vasco da Gama e perder a renda dessa partida que seria no Estádio Mangueirão, em Belém. Agora, é o time do Serra que vai receber a bolada e jogar contra a equipe carioca, possivelmente no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

O jogo: Serra 1 x 0 Remo – Leão eliminado precocemente!

O Serra começou assustando o Remo. Peu cobrou falta no primeiro minuto de jogo, a bola espirrou na zaga azulina e sobrou para Emílio, que chutou por cima da meta de Vinícius. O Leão respondeu com Echeverría, que cobrou falta e a bola foi por cima do gol do arqueiro Walter. Os remistas chegaram novamente. Após cobrança de escanteio, Welton cabeceou e a balo ficou na área para Vacaria, que tocou de calcanhar para o meio e a arbitragem acabou assinalando impedimento.

O time capixaba voltou a atacar. Peu cruzou bola para o atacante Rael disputar com o zagueiro Mimica, que conseguiu fazer o corte e mandar para escanteio na hora da finalização. Outra bola na área do Leão em direção ao atacante Lessinho, o goleiro Vinícius teve que sair socando. O Remo respondeu e teve duas chances de marcar. Primeiro na jogada de Echeverría, o paraguaio disparou um chute e a bola desviou na zaga e se perdeu pela lateral. Depois, o atacante Gustavo fez boa jogada individual e chutou, a bola desviou na zaga e o goleiro Walter colocou de tapinha para escanteio.

Em uma triangulação do time do Serra, Peu ficou de frente e disparou um chute muito alto, quase a bola saiu do estádio. Em uma falta para o time capixaba, Peu cobrou direto para o gol e o zagueiro Mimica subiu para cortar de cabeça. Após cobrança de lateral, Echeverría tocou de cabeça para Welton, quando o atleta azulino disparou para marcar o possível gol, a arbitragem assinalou impedimento.

O lance polêmico do primeiro tempo aconteceu quando Rodrigo Lacraia tocou para Lessinho, o atacante chutou e a bola tocou no volante Robson do Leão dentro da área, o time todo do Serra e a torcida, pediram pênalti, alegando um toque na mão do remista, mas a arbitragem seguiu com o jogo. Em uma cobrança de falta da intermediária, Emílio disparou um chute venenoso, mas o goleiro Vinícius fez uma grande defesa, salvando o Remo.

Os donos da casa começaram a acreditar que era possível vencer o tradicional time da capital Belém. Em outra cobrança de falta de Emílio, a bola foi para área, Djalma cortou de cabeça e na sobra, Guilherme Pitty mandou muito alto. O 2° tempo começou agitado e pior para o Remo. Com menos de um minuto, o volante Robson fez falta dura em cima do atacante Lessinho, recebeu o segundo cartão amarelo, consequentemente o cartão vermelho e foi expulso de campo.

Apesar de ter um jogador a menos, o Leão não se intimidou. Echeverría cobrou falta e o goleiro Walter defendeu meio esquisito no estilo vôlei. O time da casa respondeu com Lessinho, que fez boa jogada e cruzou na área, Welton chegou cortando para escanteio. Após a cobrança de escanteio, o atacante Rael apareceu livre e cabeceou para o fundo do gol, aos seis minutos, 1 a 0 Serra.

O gol adversário começou a abalar o time remista. O meia Echeverría acabou chutando Guilherme Pitty e recebeu cartão amarelo. O Remo tentou o empate com Gustavo, que girou em cima da marcação e chutou, a bola explodiu em Gilmar Baiano. Novamente o Leão, na jogada pelo lado esquerdo, Tiago Félix cruzou e a bola passou na boca do gol, assustando o goleiro Walter.

O atacante Gustavo fez boa jogada e cruzou, Djalma cabeceou fraco perdendo uma boa chance para o time paraense. Diego Alves puxou contra-ataque para o time da casa, se livrou do primeiro marcador, entrou na área e foi desarmado por Vacaria. Outra vez o time da casa, Gilmar Baiano cruzou e o goleiro Vinícius fez a defesa antes da chegada de Rael. O Leão quase empatou com Mário Sérgio, que bateu cruzado e ninguém chegou para concluir ao gol.

O Remo era todo pressão e o Serra estava encolhido buscando o contra-ataque. Outro cruzamento perigoso do time paraense encontrou Djalma sozinho, mas Rodrigo Lacraia salvou a equipe do Espírito Santo. O Leão teve a bola do jogo em uma falta quase que frontal, o atacante Mário Sérgio cobrou muito alto. Os azulinos jogavam pelo empate e foram em busca do gol da classificação. Em outra falta, agora em forma de cruzamento, Djalma cobrou e o goleiro Walter agradeceu a bola fácil em suas mãos.

A bola parada era a arma azulina. Djalma cobrou outra falta, no desespero, até o goleiro Vinícius foi para a área tentar marcar, o arqueiro azulino chegou a tocar de cabeça, mas Walter fez a defesa. O atacante Henrique recebeu bola na área, matou no peito e na hora de finalizar, acabou escorregando, mas a arbitragem parou o ataque remista assinalando impedimento. Na última chance do jogo, Djalma cobrou falta, o goleiro Vinícius novamente foi para área e cabeceou, a bola foi para fora. Placar final: Serra 1 x 0 Remo. O Leão foi eliminado da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA

SERRA: Walter; Gilmar Baiano, Rodrigo Lacraia, Renato e Peu; Caetano, Pardal, Guilherme Pitty (Maycon), Emílio (Joelson); Rael e Lessinho (Diego Alves). Técnico: Cleiton Marcelino.

REMO: Vinícius; Djalma, Mimica, Vacaria e Tiago Félix; Dedeco (Diogo Sodré), Robson, Welton; Echeverría (Henrique), Gustavo (David Batista) e Mário Sergio. Técnico: João Nasser

Árbitro: André Rodrigo Rocha (TO)

Assistentes: Samuel Smith Nobrega Silva (TO) e Natal da Silva Ramos Júnior (TO)

Cartões amarelos: Peu, Gilmar Baiano, Renato e Joelson (Serra); Robson, Vacaria, Echeverría e Djalma (Remo);

Cartão Vermelho: Robson (Remo)

Gol: Rael, de cabeça, aos 6 minutos do 2° tempo para o Serra

Local: Estádio Municipal Roberto Siqueira Costa, o Robertão, em Serra, no Espírito Santo

Por Fábio Relvas / Foto: Renan Moreira