Casa da Cultura de Marabá realiza curso em Parauapebas

Continua depois da publicidade

Por Ulisses Pompeu de Miranda – Marabá

A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), em parceria com o Grupo Espeleológico de Marabá (GEM), promoveu, no último fim de semana, nos dias 28 e 29, em Parauapebas, um Curso Básico de Espeleofotografia.

Segundo o presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Noé von Atzingen, o objetivo é obter melhor qualidade nos registros fotográficos que vêm sendo feitos durante as excursões espeleológicas na região.

A espeleofotografia difere das modalidades de fotografia convencional, pois se desenvolve em ambiente onde não existe luz natural ou com pouquíssima iluminação. Essa condição não é normalmente levada em consideração pelos fabricantes de equipamentos fotográficos e por cursos de fotografia oferecidos ao público em geral.

A técnica de foto em caverna depende muito do tipo de equipamento a ser utilizado, da experiência do fotógrafo e das condições do local, pois não existem procedimentos que possam ser generalizados para todas as situações.

O curso foi direcionado aos integrantes do GEM que realizam pesquisas e projetos, em especial em Parauapebas, onde já foram descobertas centenas de cavernas que contam um pouco da história da região.

Durante as atividades, os participantes aprenderam a utilizar recursos, técnicas e composição fotográfica para a melhor captura de imagens, promovendo o domínio de linguagens, conceitos estéticos e equipamentos utilizados na produção fotográfica.

“A fotografia no nosso trabalho é muito importante, pois é por meio dela que registramos o nosso dia a dia e descobertas que depois são compartilhadas com a toda sociedade com o registro de belas imagens”, explica Bruno Scherer, coordenador do GEM.