Casa da Cultura de Canaã dos Carajás celebra Mês da Consciência Negra

Oficina de capoeira faz parte da programação especial em reconhecimento à contribuição da cultura afro na formação da identidade brasileira

Continua depois da publicidade

No dia 20 de novembro, data atribuída à morte de Zumbi dos Palmares, o Brasil comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. Refletindo a importância desta data, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás celebra o Mês da Consciência Negra por meio de uma programação que visa refletir sobre e promover a cultura afro-brasileira.

A primeira atividade será a oficina de capoeira, que acontece de 7 a 10 de novembro. Serão abertas duas turmas, sendo uma na Casa da Cultura, das 14h às 17h, e a outra na Escola de Capoeira Dandara Bambula, das 18h às 21h.

Quem participar da oficina contará com aulas teóricas e práticas envolvendo os cantos e instrumentos utilizados na roda de capoeira. Três professores estarão à frente da atividade: Montanha, do grupo Aidê Brasil; Camaleão, do grupo Dandara Bambula; e Smof, do grupo Zumbi.

Resistência feminina

O segundo evento ao Mês da Consciência Negra será a palestra “Brechas & Artesanias: dinâmicas de resistência de mulheres negras artistas”. A atividade ocorre no dia 29 de novembro, das 19h às 21h, no auditório da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, e será conduzida por Raíssa Ladislau, mestra em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Durante o encontro, serão abordados os processos de resistência de três artistas negras residentes da cidade de Marabá: Vanda Melo, Maria das Graças Zonta e Maria Elena Borges.

“Elas estão inseridas no contexto dos movimentos sociais desde a trajetória familiar até as suas práticas na atualidade, trazendo à tona o debate sobre racismo, a questão de gênero, a desigualdade social, a fome e o processo de escravização das populações negras, a partir de linguagens artísticas, como o teatro, a dança e a produção de instrumento e de máscara africana,” adianta Raíssa.

Interessados em se inscrever, seja na oficina de capoeira ou na palestra, devem ligar ou enviar mensagem para o número (94) 99220-3451.

1 comentário em “Casa da Cultura de Canaã dos Carajás celebra Mês da Consciência Negra

  1. Bestao de Canaã dos carajas Responder

    Esse blog fala de tudo menos concurso público neste município !!
    O prefeito de parauapebas foi afastado por improbabilidade administrativa, mas Canaã a prefeita cometeu o mesmo ato nada aconteceu pq ?
    Concurso público é a forma democrática e constitucional, porém acho que o ministério público ainda vai se movimentar, vou fazer igualmente os patriotas acampar na frente do MP..

Deixe seu comentário

Posts relacionados