Canaã: Uma das escolas mais antigas ganha estrutura moderna

Escola Municipal Teotônio Vilela tem 9 salas, biblioteca, sala de multimídia, quadra coberta, vestiário, banheiros adaptados, refeitório e playground.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O professor Cleiton lembra de quando a Escola Municipal Teotônio Vilela, na VP-21, era apenas uma estrutura de palha, precária, quando Canaã dos Carajás ainda era a Vila Cedere 2. Depois disso, o espaço passou a ser de madeira, até chegar ao ponto em que está hoje: um prédio de referência para a região, e que faz inveja a grandes cidades. “É um privilégio ter um prédio como esse, para nós que acompanhamos desde o início”, afirmou, em discurso. Cleiton e o agente patrimonial da escola, Walter Lúcio, fizeram questão de ler poemas, feitos por eles mesmos, sobre a trajetória da unidade.

A nova estrutura da escola, que é uma das mais antigas de Canaã, foi inaugurada oficialmente nesta quinta-feira (27) e conta com nove salas de aula, biblioteca, sala de recursos multimídia, quadra coberta, vestiário, banheiros adaptados, refeitório com cozinha, playground e acessibilidade. A diretora da unidade, Maria Mirian, agradeceu a prefeitura pelo novo espaço e garantiu que está determinada a “continuar zelando pelo ensino e por esse bem público que está sendo entregue”.

Já a secretária de Educação, Roselma Milani, destacou conhecera luta do professor da zona rural e destacou que a entrega da escola representa mais do que apenas um prédio. “Estamos inaugurando oportunidades na vida de meninos e meninas e transformação na vida de cidadãos”.

O vice-prefeito de Canaã e secretário de Obras, Zito Augusto, citou vários servidores públicos e profissionais, que hoje tem destaque em Canaã, e que estudaram na antiga Escola Teotônio Vilela. “É uma alegria ver hoje esse espaço moderno e de alta qualidade”, disse. Zito ainda destacou os novos investimentos que vem chegando à zona rural, como o asfalto no campo.

A prefeita Josemira Gadelha falou da importância da educação. “Hoje quem vive em Canaã pode estudar aqui da creche à pós-graduação. A riqueza que ninguém nos tira é o conhecimento. Por isso, abram as portas para ele, desfrutem e transformem as suas vidas”, concluiu.

Também prestigiaram a inauguração os vereadores Webert Felipe, que foi aluno da escola e Maria Pereira, além dos secretários de governo, Roberto Andrade, de Produção Rural, Júnior Garra, ouvidora, Agna Maria, diretora da Mulher, Marili Souza, e diretor do SAAE, João Nunes.