Canaã: Tradicional Teatro Popular “Pássaros Juninos” é destaque na Casa da Cultura

Programação online com oficina e palestra sobre a tradição paraense dos 'Pássaros Juninos' oferece certificado aos participantes
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

marcada pela dança, música e comidas típicas que ganham as ruas neste período em todo o país. No Pará, o toque regional fica por conta dos Pássaros Juninos, um teatro genuinamente paraense que, em breve, pode ser reconhecido como patrimônio imaterial pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Atualmente, por falta de incentivos, essa manifestação cultural vem sendo ameaçada de extinção. Para incentivar a valorização dessa tradição, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás promoverá uma programação especial sobre o tema neste mês.

Os eventos são gratuitos e on-line. Qualquer pessoa com acesso à internet pode participar. Basta enviar mensagem ou ligar para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.

 Os participantes das palestras e oficinas têm direito a certificado.

Oficina e palestra

O primeiro evento sobre o tema é a oficina de leitura dramatizada de peças de Pássaros Juninos. Ela ocorrerá de 15 e 18 de junho, via WhatsApp, sempre às 20 horas, sob o comando da oficineira Tayres Pacheco. A atividade contempla o estudo e a compreensão da dramaturgia, além da composição cênica do personagem escrito.

Já no dia 30 de junho, o ator, professor e pesquisador Rodolpho Sanchez ministrará a palestra “O teatro popular de Pássaros Juninos e a cultura amazônica”. O objetivo é proporcionar trocas e acessar informações sobre o teatro popular e as manifestações culturais produzidas no Norte do Brasil.

Trajes juninos

Em junho, a Casa da Cultura de Canaã de Carajás promoverá um terceiro evento gratuito relacionado à temática junina. É a oficina de trajes juninos, na qual os participantes vão aprender sobre técnicas de produção dessas peças.

As orientações vão desde a pesquisa em rascunhos e a produção de croquis até a finalização de adereços, bem como bordados para montagem de arranjos, figurinos e indumentárias utilizadas nesta tradição de grande influência na cultura paraense.

A oficina será realizada de 22 a 25 de junho, às 20 horas, via WhatsApp, com a participação do oficineiro Marcos Alcântara.

Serviço

Oficina de leitura dramatizada de peças de Pássaros Juninos

Data: 15 a 18 de junho, às 20h.

Oficina de trajes juninos

Data: 22 a 25 de junho, às 20h.

Palestra “O teatro popular de Pássaros Juninos e a cultura amazônica”

Data: 30 de junho, às 20h.

Com informações da Casa da Cultura