Canaã recebe apicultores de Rondon do Pará em intercâmbio promovido pela EMATER

Encontro contou com apoio da Associação dos Apicultores de Canaã dos Carajás, que é referência na produção e qualidade do mel no Pará.

Continua depois da publicidade

Apicultores do município de Rondon do Pará conheceram de perto a produção de mel de Canaã dos Carajás que é referência no estado pela qualidade e produtividade. O intercâmbio foi feito por meio de uma parceria entre as Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) dos dois municípios, com apoio das prefeituras de Canaã e Rondon. O evento contou com uma palestra na Usina da Paz e a visitação na Casa do Mel e no apiário.

O técnico agropecuário da Emater de Rondon, Francisco Camilo dos Santos Filho, disse que o município está começando a investir na produção do mel, e por isso, os apicultores precisavam conhecer as técnicas de manejo aprimoradas, que existem em Canaã dos Carajás para a oferta de produtos de boa qualidade no mercado. “Nós escolhemos Canaã porque o município tem uma unidade de beneficiamento, que resulta na comercialização do mel, ou seja, existe uma cadeia formalizada e estruturada que pode nos ajudar a errar menos e acertar mais em nosso município, que está começando as atividades com alguns apicultores”, pontuou Camilo.

Cerca de 16 pessoas participaram do intercâmbio, entre produtores e técnicos. O grupo de Rondon acompanhou a palestra de Luiz Pereira Rodrigues, mais conhecido como “Luiz do mel”, que ganhou destaque no Pará pela qualidade do mel e pela expertise na apicultura. Depois os produtores foram até a Casa do Mel, onde conheceram as etapas de processamento, e em seguida foram ao apiário onde tiraram dúvidas sobre as técnicas de manejo.

O apicultor, Américo Alves Lacerda, gostou da troca de experiência. Ele trabalha com abelhas há cerca de 10 anos, mas há 3 anos decidiu investir na apicultura como seu segundo emprego, aumentando de 3 para 18 colméias. “Tenho uma atividade fixa. A apicultura é complementar. E esse intercâmbio foi muito bom. Eu nunca tinha entrado em uma casa de mel. Foi muito importante vir para ver os procedimentos de gerência e sanitário, organizados pelo seu Luiz sobre plantas e abelhas”, destacou Américo.

Preservação Ambiental

O produtor ‘Luiz do Mel’ começou ainda na infância a trabalhar com as abelhas. Ele ressaltou que a apicultura é uma atividade muito especial porque preserva o meio ambiente. “A gente trabalha numa atividade que não degrada o meio ambiente, só ajuda a natureza. Oferecemos um produto super natural, de alta qualidade. Ficamos sabendo de uma pesquisa sobre a qualidade do nosso mel e o teor de açúcar aparece muito baixo. Até pessoas com diabetes podem consumir mais o nosso mel do que em qualquer outra região do país”, respondeu Luiz.

A Associação dos Apicultores de Canaã dos Carajás conta atualmente com 32 produtores e produzem mais de 15 toneladas de mel, por ano. “Eu classifico Canaã como a cidade mais consumidora de mel de abelhas do Brasil. O consumo do mel em nossa região é muito alto, devido a mistura de pessoas, que chegam aqui e viajam levando o nosso mel. Muita gente tem abandonado o açúcar e substituído por mel”, observou Luiz.

O técnico da Emater de Canaã, Matheus Sousa, comemorou o sucesso do intercâmbio e ressaltou que Canaã é referência na produção do mel porque há investimentos da Prefeitura de Canaã, da própria Emater e da Vale. “Quando você percebe que Canaã dos Carajás começa a despontar na cadeia produtiva do mel, como destaque no estado, mostra o comprometimento de gestores da cidade, das empresas de assistência técnica”, destacou Matheus.

Para o técnico, o maior ganho para a população de Canaã não está na comercialização do mel, mas na garantia que a apicultura fornece, que é a preservação ambiental. “Não dá para produzir mel é um ambiente devastado, porque esses apiários são colocados em meio a natureza, em locais com mata preservada, porque só assim é possível desenvolver a apicultura” explicou Matheus Sousa.

Outro apontamento do técnico é que a atividade da apicultura permite que seja um trabalho secundário, embora muitos tenham transformado a produção de mel em prioridade. “Para alguns produtores é uma uma atividade secundária, mas hoje a maioria dos apicultores transformou essa atividade como fonte principal”, disse Matheus.

1 comentário em “Canaã recebe apicultores de Rondon do Pará em intercâmbio promovido pela EMATER

  1. Bestao de Canaã dos carajas Responder

    Diego Santana cadê a matéria sobre concursos públicos aí neste município???

Deixe seu comentário

Posts relacionados