Canaã e Marabá terão Círio sem procissão e com transmissão em redes sociais

Bispo Coberlini pede às famílias que fiquem em casa para evitar aglomerações durante a festividade religiosa
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, maior festa religiosa do Brasil, reúne milhares de romeiros todos os anos no Pará. Em 2020, pela primeira vez na história da festividade de Marabá e Canaã dos Carajás, não haverá procissão de romeiros e nem a tradicional corda com os promesseiros, por causa da pandemia da covid-19.

Em comunicado oficial, o Bispo da Diocese de Marabá, Dom Vital Coberllini, informa que toda a programação será transmitida pelas redes sociais nas duas cidades. O bispo também pede que as famílias fiquem em casa para acompanhar a festividade religiosa, com objetivo de evitar aglomerações nas ruas e reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus.

“O Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2020 ocorrerá de uma forma virtual, via online. Será em família. A pessoa poderá acompanhar as missas e a programação do Círio em casa, pelos meios de comunicação social. Deveremos evitar as aglomerações para a proliferação do vírus. Utilizaremos também os carros para evitar estar nas ruas. Será um Círio bonito, com a Graça de Deus e a responsabilidade humana. Evitaremos as aglomerações. Maria, ajudai-nos a defender a vida. Peçamos a Maria que leve os nossos pedidos ao Senhor Jesus Cristo”, enfatiza o bispo.

Na programação dos dois municípios, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorrerá as principais ruas, conduzida em carro e acompanhada pelas equipes de apoio, que também estarão dentro de veículos para evitar aglomerações.

Em Marabá, o Círio está previsto para ocorrer no terceiro fim de semana de outubro. Em Canaã dos Carajás, a programação será realizada no dia 27 de setembro, com a celebração da missa online, a partir das 07h.

O padre da Paróquia São Pedro e São Paulo de Canaã, Aelson Vieira, antecipou que será realizada a bênção dos fiéis, que estarão em carros e motos no trajeto que ainda será divulgada pela igreja. Em Marabá, também haverá a bênção de carros e motos no dia 17 de outubro, quando a imagem peregrina deixa a Paróquia de São Francisco.

Indefinição

Na capital paraense, onde é realizada a principal festividade do Círio, ainda não há uma definição. A Diretoria do Círio de Nazaré informou que o anúncio sobre a realização ou não do Círio será feito pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, no próximo dia 8 de agosto, após parecer técnico-científico da Comissão Especial de Análise da Pandemia da Covid-19.

Publicidade