Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás vai comprar asfalto para pavimentar ruas por R$ 23 milhões

Dados do Cadastro Único levantados pelo Blog do Zé Dudu mostram que 35% da população de Canaã moram em rua sem pavimentação. O “Asfalta, Canaã” quer resolver esse problema.

O prefeito Jeová Andrade está abrido os cofres para utilizar até R$ 23.826.432,00 para comprar asfalto, com vistas a tocar o programa “Asfalta, Canaã”. A ideia é pavimentar e recuperar o maior número de vias urbanas possível na sede municipal. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que analisou o processo licitatório de registro de preços aberto pela Secretaria Municipal de Obras na última segunda-feira (16) e cujas propostas serão conhecidas na quinta-feira da semana que vem, dia 26. A íntegra do processo pode ser consultada aqui.

Literalmente nadando em dinheiro este ano, com receita líquida que deve alcançar meio bilhão de reais, a Prefeitura de Canaã dos Carajás pode se gabar de, atualmente, garantir um dos melhores padrões de vida no Pará, em nível municipal. Embora o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dê 37 mil habitantes a Canaã em estimativas que podem passar longe da realidade, a prefeitura local sente que cuida de 60 mil. De qualquer modo, é um volume considerável de cidadãos à espera de equipamentos e serviços públicos satisfatórios.

Em termos de infraestrutura, ainda há muito a ser feito. O Blog do Zé Dudu levantou dados de julho deste ano, com base em questionários de quase 22 mil habitantes de Canaã inscritos no Cadastro Único, do Governo Federal, segundo os quais 35% dos moradores ainda vivem em rua sem calçamento. Parece contrassenso, mas é verdade e ocorre no município cuja prefeitura já arrecada quase tanto quanto a Prefeitura de Santarém, esta a qual governa para mais de 300 mil pessoas.

Para, então, garantir qualidade de vida aos municípios, a administração local abriu a compra de asfalto, alegando que a aquisição do insumo é “de primordial importância para execução do programa ‘Asfalta, Canaã’, que vem atendendo o público com eficiência e agilidade. Não é demais lembrar que, hoje, Canaã é um dos municípios brasileiros onde a arrecadação mais cresce e que, por isso, pode sempre ofertar os melhores serviços públicos à população.

Deixe seu comentário