Os moradores de Canaã dos Carajás, município do sudeste paraense, já podem contar com mais tecnologia no sistema elétrico do município. Com o objetivo de ampliar a capacidade da rede elétrica, a Equatorial Pará acaba de finalizar a obra do novo alimentador, que contou com um investimento de pouco mais de R$1,8 milhões.
Responsável por transportar a energia das subestações até os locais de consumo – sejam eles residenciais, estabelecimentos comerciais ou industriais –, os alimentadores garantem que a eletricidade chegue com mais estabilidade e qualidade seja nas áreas urbana ou rural.
Entregue no início de novembro, o alimentador CD-10, é uma obra estratégica que reforça o sistema de distribuição no município, beneficiando aproximadamente 10 mil clientes moradores dos bairros Jardim das Palmeiras; Residencial Canaã; Novo Horizonte 1, 2 e 3; Ouro Preto; Estância Feliz 1 e 2, Vale da Benção 1 e 2; e Vale dos Sonhos 1, 2 e 3.
As medidas foram adotadas a fim de trazer alívio de carga e entregar energia ainda mais estável para uma população em crescimento acelerado, que consequentemente demanda aumento no consumo de energia.
Diante da necessidade, a Equatorial Pará traçou o plano de melhorias para aumentar a capacidade nominal de entrega, reduzindo as quedas de tensão e assegurando energia estável para acompanhar o ritmo de expansão urbana, rural e industrial de Canaã dos Carajás.
A obra
O projeto contempla a aplicação da rede trifásica, sendo 5 quilômetros de construção em cabos spacer de 185 mm², uma tecnologia utilizada para proteção elétrica e mecânica na rede. Os cabos funcionam como uma blindagem contra surtos atmosféricos.
A obra também contempla 2 km de recondutoramento (substituição de cabos condutores) com o mesmo tipo de cabo spacer e a reorganização operacional de chaves e ramais, uma otimização na divisão de carga entre os alimentadores locais, o que reduziu as sobrecargas no sistema.
De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, João Pedro Gomes, o investimento reforça o compromisso da distribuidora com o desenvolvimento sustentável da região. “Canaã dos Carajás é hoje uma das cidades que mais cresce no Pará, e a Equatorial acompanha esse avanço com ações estruturantes. A construção do novo alimentador CD-10 é uma resposta direta às necessidades de expansão do sistema elétrico local”, disse João.
O Superintendente da Equatorial Pará, Sidney Tavares, explica que o novo alimentador é parte de um pacote de melhorias que a empresa vem promovendo nas regiões sul e sudeste paraenses.
“Adequamos o sistema de distribuição para acompanhar o ritmo de crescimento de Canaã. O CD-10 é uma obra de grande importância técnica, sendo um passo essencial para assegurar que o desenvolvimento da cidade continue com uma infraestrutura elétrica moderna e eficiente”, finalizou Sidney.
(Belém Meira/Ascom Equatorial)


