Canaã dos Carajás conta com novo equipamento em na rede elétrica

Com investimento de pouco mais de R$1,8 milhão, a Equatorial Pará entrega novo alimentador para a melhoria do fornecimento de energia elétrica para cerca de 10 mil clientes

Continua depois da publicidade

Os moradores de Canaã dos Carajás, município do sudeste paraense, já podem contar com mais tecnologia no sistema elétrico do município. Com o objetivo de ampliar a capacidade da rede elétrica, a Equatorial Pará acaba de finalizar a obra do novo alimentador, que contou com um investimento de pouco mais de R$1,8 milhões.

Responsável por transportar a energia das subestações até os locais de consumo – sejam eles residenciais, estabelecimentos comerciais ou industriais –, os alimentadores garantem que a eletricidade chegue com mais estabilidade e qualidade seja nas áreas urbana ou rural.

Entregue no início de novembro, o alimentador CD-10, é uma obra estratégica que reforça o sistema de distribuição no município,  beneficiando aproximadamente 10 mil clientes moradores dos bairros Jardim das Palmeiras;  Residencial Canaã; Novo Horizonte 1, 2 e 3; Ouro Preto;  Estância Feliz 1 e 2, Vale da Benção 1 e 2; e Vale dos Sonhos 1, 2 e 3.

As medidas foram adotadas a fim de trazer alívio de carga e entregar energia ainda mais estável para uma população em crescimento acelerado, que consequentemente demanda aumento no consumo de energia. 

Diante da necessidade, a Equatorial Pará traçou o plano de melhorias para aumentar a capacidade nominal de entrega, reduzindo as quedas de tensão e assegurando energia estável para acompanhar o ritmo de expansão urbana, rural  e industrial de Canaã dos Carajás.

A obra

O projeto contempla a aplicação da rede trifásica, sendo 5 quilômetros de construção em cabos spacer de 185 mm², uma tecnologia utilizada para proteção elétrica e mecânica na rede. Os cabos funcionam como uma blindagem contra surtos atmosféricos.

A obra também contempla 2 km de recondutoramento (substituição de cabos condutores) com o mesmo tipo de cabo spacer e a reorganização operacional de chaves e ramais, uma otimização na divisão de carga entre os alimentadores locais, o que reduziu as sobrecargas no sistema.

De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, João Pedro Gomes, o investimento reforça o compromisso da distribuidora com o desenvolvimento sustentável da região. “Canaã dos Carajás é hoje uma das cidades que mais cresce no Pará, e a Equatorial acompanha esse avanço com ações estruturantes. A construção do novo alimentador CD-10 é uma resposta direta às necessidades de expansão do sistema elétrico local”, disse João.

O Superintendente da Equatorial Pará, Sidney Tavares, explica que o novo alimentador é parte de um pacote de melhorias que a empresa vem promovendo nas regiões sul e sudeste paraenses.

“Adequamos o sistema de distribuição para acompanhar o ritmo de crescimento de Canaã. O CD-10 é uma obra de grande importância técnica, sendo um passo essencial para assegurar que o desenvolvimento da cidade continue com uma infraestrutura elétrica moderna e eficiente”, finalizou Sidney.

(Belém Meira/Ascom Equatorial)

Deixe seu comentário

Posts relacionados